Quem for flagrado na capital espanhola pedalando embriagado pagará multa com valores que variam entre 500 e 1.000 euros
Se beber, não dirija! Para a Polícia Municipal de Madri, esta frase também diz respeito aos ciclistas. Desde o ano passado, policiais da capital espanhola vem realizando blitzen com o intuito de realizar o controle de níveis alcoólico dos ciclistas da cidade através de testes com bafômetros.Desde a criação do BiciMad, sistema de compartilhamento público de e-bikes, a opção por este meio de transporte disparou, em uma média diária de 12.000 por dia, com um aumento proporcional de acidentes envolvendo bicicletas e o uso do álcool.
De acordo com a Polícia Municipal, muitas pessoas estão deixando seus automóveis em casa para irem aos bares e festas de bicicleta e acabam por exagerar na bebida.
“Muitas pessoas não tem a consciência de que estão transitando por uma via pública e acabam causando acidentes devido à embriaguez”, diz um policial. “Muitas vezes eles sequer prestam a atenção nos sinais de trânsito, o que é bastante grave, se levarmos em consideração que estamos no centro da cidade, onde o tráfego e mais intenso”, completa.
Multa salgada – De acordo com os agentes de trânsito, caso o teste do bafômetro dê positivo, os ciclistas receberão uma multa que pode variar entre 500 a 1.000 euros, dependendo do nível de álcool no sangue. Caso o ciclista esteja muito embriagado, ainda corre o risco de ter sua bicicleta retida.
Segundo a Polícia Municipal de Madri, a grande maioria dos ciclistas submetidos ao bafômetro mostram-se favoráveis à medida e reconhecem o perigo de pedalar embriagado.