Frequentemente visto em cima de uma bicicleta, vestindo terno, gravata e capacete, Boris Johnson é um dos criadores do sistema de compartilhamento de bicicletas de Londres – apelidado pela de Boris Bike pela população
Prefeito de Londres desde 2008, Boris Johnson é um entusiasta incondicional da bicicleta como meio de transporte. Frequentemente, o político do Partido Conservador inglês dispensa os carros luxuosos utilizados por seus colegas para para ir à prefeitura a bordo de sua magrela.Na capital britânica, ao contrário do Brasil, prefeitos e vereadores recebem um vale-transporte anual para ser utilizado em ônibus, trens e metrô, meios de transportes utilizados inclusive por outros políticos, como o primeiro-ministro David Cameron.
Mas é a bicicleta a principal escolha e aposta do prefeito londrino. Frequentemente visto em cima de uma bicicleta, vestindo terno, gravata e capacete, Johnson não apenas gosta de incentivar os colegas políticos a fazerem o mesmo, mas também o moradores da cidade que administra.
Durante sua campanha para reeleição, Johnson conquistou a simpatia e o apoio dos cicloativistas de Londres ao declarar que o transporte ecologicamente correto seria prioridade em seu mandato.
O prefeito foi o principal responsável pela criação do sistema de aluguel de bicicletas públicas de Londres – apelidado carinhosamente de Boris Bike pela população -, que foi muito bem visto pelos ciclistas e até por quem ainda não era adepto deste meio de transporte. Para utilizar as bicicletas, o ciclista deve se inscrever-se e ativar sua senha pela internet ou por telefone. O preço do aluguel custa 1 libra (R$ 2,70), por cada hora de uso.
O sucesso da iniciativa é impressionante. Em Londres, a bicicleta tem se tornado um importante meio para driblar os caros pedágios e os engarrafamentos quilométricos.