22 de novembro de 2024
Helinho Nassaralla - Foto: Rodolfo Oliari / Foco Radical

Campeões da 1ª edição do Brasil Enduro Series buscam o bicampeonato

Entre os oito vencedores de 2014, cinco deles podem conquistar o segundo título na competição pioneira de Enduro MTB no País com abrangência nacional, em Petrópolis (RJ)

A terceira e última etapa do Brasil Enduro Series 2015 aproxima-se, e com ela cresce a ansiedade dos atletas em busca do título da competição pioneira de Enduro MTB no país nas diferentes categorias disputadas. Entre 30 de outubro e 1º de novembro, mais de 150 pilotos participarão desta confraternização do esporte em Petrópolis (RJ), no Vale das Videiras. Dos oito campeões no ano de estreia, cinco deles estão confirmados na decisão e brigarão mais uma vez pelo troféu da temporada: Robert Marent, Beatriz Ferragi, Helio Nassaralla, Andre Melo e Nataniel Giacomozzi.

Andre Melo - Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão
Andre Melo – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Dos cinco pilotos, três deles são os líderes de suas categorias. Robert e Helinho, mais uma vez na Sênior e na Master 3, respectivamente, e Andre, agora na Master 2, se destacam com maiores chances de título, após obterem ótimos resultados em Nova Lima (MG) e Urubici (SC). Já Bia e Nataniel, campeões Feminino e Pro em 2014, também estão na briga pelo troféu, entre os três primeiros de seus rankings antes da decisão, com possibilidades reais de conquistarem o bicampeonato.

Na Sênior, Robert Marent tem a maior hegemonia da história do evento. Em cinco provas realizadas, o mineiro radicado no Rio de Janeiro conquistou a vitória em todas. Assim, com 1.200 pontos contra 680 do vice-líder José Alexandre “Pincell”, Robert precisa apenas completar os três estágios cronometrados para garantir o bicampeonato, caso o rival vença no Vale das Videiras. Campeão da abertura em Minas Gerais e terceiro na etapa catarinense, Helinho Nassaralla tem uma folga menor para o segundo colocado na Master 3, Claudemir Fodi. Enquanto o líder tem 1.020 pontos, Claudemir soma 720 e promete dificultar a vida do rival.

A Master 2 apresenta um dos maiores equilíbrios da atual edição, com Andre Melo e Cleber Cagiano empatados com 860 pontos. Lucas Moreira corre por fora, com 620 pontos. Campeão de 2014, o quarto lugar da atual temporada Gustavo Henrique Neves, com 600 pontos, está fora da decisão. No Feminino, Bia Ferragi terá que superar a rival Raquel Couto para sagrar-se bicampeã. Enquanto a paulistana Bia tem 860 pontos, a mineira Keka soma 960. Isabella Ribeiro e Joana Hornestam correm por fora, com 840 e 500 pontos, respectivamente.

Bia Ferragi também é candidata ao segundo título - Foto: Ximiti / Divulgação
Bia Ferragi também é candidata ao segundo título – Foto: Ximiti / Divulgação

Duelo de gigantes na pro – Após ser quarto lugar em Nova Lima e campeão em Urubici, o valadarense André Bretas é o líder do campeonato, com 960 pontos. O paulista Thiago Boaretto, com 860, e o catarinense Nataniel Giacomozzi, com 840, são os dois principais adversários de Bretas com maiores chances de título. Atleta local de Petrópolis, Diego Knob, com 740, e o belo-horizontino Leonardo Matiolli, com 500, correm por fora com menores chances.

Nataniel Giacomozzi vai em busca do bicampeonato do BES - Foto: Divulgação / BES
Nataniel Giacomozzi vai em busca do bicampeonato do BES – Foto: Divulgação / BES

Para Bretas conquistar o título, além de uma vitória na final, o ciclista pode terminar em segundo, desde que o vencedor não seja Boaretto. Caso isso aconteça, eles empatariam na liderança com 1.460 pontos, e o paulista levaria a melhor por ter mais vitórias. Para Nataniel levar o bi, ele teria que vencer a etapa e torcer para Bretas não terminar na segunda colocação. Para Knob ser o campeão, o piloto teria que ganhar em casa e torcer para Bretas não terminar entre os três primeiros, e nem que Boaretto fosse campeão ou vice. Leo Matiolli tem chances remotas e só garantiria o troféu se nenhum dos quatro rivais acima terminasse entre os cinco primeiros na decisão.

Demais categorias – Vice-campeão amador em 2014, Mauricio Bernardi lidera a Expert com 960 pontos, 120 a mais do que o segundo colocado, Alex Escobar. Assim, se terminar em segundo lugar na decisão, Bernardi garante o título independentemente dos demais resultados. Leonardo Pery, com 800, corre por fora, enquanto Arturo Trindad tem poucas chances, com 560 pontos.

Na Master 1, Evandro Soldati lidera com 1.020, a frente de Yuri Bogner, com 860, e de Alexandre Simão, 760. Campeão expert de 2014, Luiz Felipe Viani não disputará a final na região Serrana do Rio, ou seja, não terá chances de concorrer ao bicampeonato. Por fim, na Amador, Ednaldo Neres é o favorito, com 820 pontos conquistados, contra 600 de Rodolfo Tomé e 500 do piloto local, Christian Ferreira.

Serviço

Etapa final BES 2015

  • Data: 30/10 a 1º/11
  • Local: Galpão Caipira – Vale das Videiras
  • Endereço: Estrada Almirante Paula Meira, nº 8320 – Petrópolis

Programação Oficial

Sexta-feira – 30 de Outubro

  • 15h às 18h – Retirada do kit atleta

Sábado – 31 de Outubro

  • 09h às 15h – Retirada do kit Atleta
  • 09h30 às 15h30 – Treinos liberados
  • 12h às 14h30- Reconhecimento kids
  • 18h30 às 19h – Congresso Técnico

Domingo – 1º de Novembro

  • 07h30 – Chamada para largada
  • 08h – Largada Deslocamento 1 (D1)
  • 16h30 – Premiação Geral do Evento
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização