22 de novembro de 2024
Largada do XCM no ano passado - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Copa Internacional Levorin de MTB bate recorde de inscritos e encerra temporada 2015

Cerca de 1.800 atletas se inscreveram para competir nas provas de mountain bike e na CIMTB Extreme Night Run

Daqui a exatamente uma semana, na próxima sexta-feira (6), a cidade de Congonhas será sede da etapa de encerramento da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike em 2015. Localizado a 75 quilômetros de Belo Horizonte, o município histórico se prepara para receber quase 1.800 atletas, somando participantes da CIMTB Levorin, da Copa LM Bike de Amadores e da CIMTB Extreme Night Run. O número representa um novo recorde para esta etapa, que no ano passado contabilizou aproximadamente 1.600 inscritos.

“Isso é resultado de muito trabalho e dedicação da organização da competição e da prefeitura de Congonhas, com apoio dos patrocinadores. Como todos os atletas vêm acompanhados de amigos ou familiares, conseguimos imaginar o enorme impacto positivo causado pelo evento na cidade. Os hotéis, por exemplo, já não têm mais quartos disponíveis há semanas”, avalia Rogério Bernardes, organizador do principal circuito de MTB da América Latina.

Dupla no final do XCM em 2014 - Foto: Bruno Fernandes / Noispedala
Dupla no final do XCM em 2014 – Foto: Bruno Fernandes / Noispedala

Durante os três dias de competições, 19 estados brasileiros estarão representados. De Minas Gerais, são quase 1.400 competidores. A repercussão internacional da competição também atraiu estrangeiros: os franceses Dubois Camille (cadete), Jean-François Bossler e Julien Bely (ambos na elite masculina), além do belga Frans Claes (elite masculina), décimo colocado no ranking mundial de maratona e campeão do Sauípe da CIMTB Levorin, em 2013.

“Em 2015 a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike se estabeleceu ainda com mais força no cenário internacional. Em Araxá tivemos pela primeira vez em solo americano uma prova SHC (Hors Class por etapa). A etapa de São João del-Rei novamente fez parte da UCI Junior Series. E agora, em Congonhas, vamos encerrar a temporada mundial da UCI Marathon Series. O ano de 2016 será ainda mais emocionante e forte”, afirma Rogério.

Confirmação das inscrições – A confirmação das inscrições poderá ser feita em Belo Horizonte (entre os dias 3 e 5 de novembro) ou em Congonhas (dias 6 e 7). Nos mesmos locais será entregue o chip com o numeral. É importante os atletas se atentarem para o horário de funcionamento dos postos de atendimento, pois a secretaria do evento não abrirá no domingo (8).

Em Belo Horizonte, o atendimento será feito das 14h às 19h, entre terça (3) e quinta-feira (5), na loja Nerea: Avenida Francisco Deslandes, 1018, loja 01, bairro Anchieta (telefone para contato: 31 3225-5721). Na sexta-feira (6), das 11h às 19h30, na secretaria ao lado da Basílica, serão feitas as confirmações das inscrições para o Desafio da Ladeira e a prova de XCM de domingo (8). Das 10h às 18h do sábado (7) serão efetuadas as confirmações para o XCM de domingo.

O congresso técnico será às 18h de sábado, também na secretaria do evento.

Devolução dos chips – A exemplo das duas etapas anteriores (Araxá e São João del-Rei), em Congonhas o chip com o numeral deverá ser devolvido por todos os atletas ao final da competição, sob risco de aplicação de multa de R$ 50,00 numa próxima etapa, caso a devolução não seja efetuada, e até de desclassificação se o ciclista utilizá-lo em outra prova.

As medalhas disponíveis para todos os atletas que participaram das três etapas deste ano devem ser retiradas na secretaria, no ato de confirmação da inscrição.

Programação – Na “Cidade dos Profetas”, como Congonhas é conhecida, a prova principal, domingo, será no formato maratona e encerrará a temporada 2015 da UCI Marathon Series, com três trajetos diferentes: 60 km (super elite, júnior masculina, sub-30, sub-35, sub-40, sub-45 e sub-50); 38 km (sub-17, sub-55, sub-60 e over 60) e 33 km (sub-15 e júnior feminina). Na sexta-feira à noite, haverá o Desafio da Ladeira e a CIMTB Extreme Night Run.

Como nas outras etapas, a competição em Congonhas valerá pelo calendário da UCI (União Ciclística Internacional), contando pontos para o ranking mundial. Novamente, a CIMTB Levorin será fundamental para as pretensões olímpicas do Brasil, que tenta garantir a segunda vaga na Rio 2016, tanto no masculino quanto no feminino.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização