Cerca de 80 atletas participaram e muitos não puderam participar, por participarem de outras competições, como os 100 Km de Ciclismo de Brasília, no Distrito Federal, que contou com atletas das categorias Júnior e Juvenil. O Circuito Bike Explorer teve uma trilha de percurso não muito longo, com 4,1 Km, mas bastante técnica e travada, com alguns trechos de areia e uma subida longa, que deixou muitos participantes suando, embora o clima só começou a ficar mais forte, depois das 11 horas da manhã, quando a prova já estava terminado.
O circuito foi dividido em duas baterias; a primeira teve largada às 7 horas da manhã para as categorias do Feminino, Over-50, Master B-1 e B-2, Turismo e Peso Pesado. Às 9 horas, com o término da primeira baterias, na qual os atletas fizeram entre três e seis voltas no percurso, largaram as categorias consideradas mais rápidas e fortes, entre elas a Elite masculino, Júnior, Sub-23, Sub-30, Master A-1 e A-2. As categorias mais fortes, como Elite, Sub-23 e Sub-30 fecharam a prova em torno de uma hora de pedaladas, perfazendo oito voltas no circuito.
Na categoria Elite Masculina, a briga entre as primeiras colocações foi travada entre o vencedor da prova Francisco Edio, Pedro Igor, que chegou em segundo e o terceiro colocado Antonio Marcelo Trindade, este que lidera o campeonato com folga. Francisco Edio (Equipe Giro Alto) mora no município de Demerval Lobão, a 30 Km de Teresina, e competiu com uma bicicleta emprestada, de alto nível. “Acho que a minha vitória se deve à maratona de provas que venho realizando, aos treinos puxados e por usar um bom equipamento”, disse o estudante da UFPI de medicina veterinária, de 24 anos, que trabalha como técnico agrícola e ainda não pode comprar uma bike de alto nível para disputar as provas.
Na Elite Feminina, a atleta Karine Frota, de Teresina, 30 anos, vem mostrando que tem potencial, afinal com apenas um ano no mountain bike, ela vem obtendo um crescimento surpreendente, como a vitória de hoje, à frente de atletas mais experientes, como Lidiana Alves. Karine, da Equipe Evo Pro Team, se destacou das adversárias e comemorou muito junto aos demais atletas de sua equipe. “Devo à minha vitória à minha garra e amor ao esporte e também às minhas treinadores, entre elas a Viviane Lourenço, de São Paulo (Alta Performance Assessoria Esportiva)”, disse a atleta.
A próxima etapa do campeonato será no próximo dia 08 de novembro, também no estilo XCO, com a Copa Nordeste de MTB, no Sítio Boi Não Berra, a cerca de 17 km de Teresina, na estrada de União. A prova acumula pontos preciosos para o Campeonato Piauiense, tendo a maior pontuação das provas da temporada e ainda definirá os campeões nordestinos da modalidade. Espera-se a presença de pelo menos cinco estados da região, em torno de 200 competidores.
Resultados
Circuito Bike explorer – 14ª Etapa do Campeonato Piauiense de MTB 2015
Elite Masculino
- Francisco Edio
- Pedro Igor
- Antonio Marcelo Trindade
- Joceano Lustosa
- Deybth de Oliveira
Elite Feminino
- Karine Frota
- Vitória Simara
- Lidiana Alves
- Daliana Sousa
Master Feminino
- Ananda de Oliveira
- Luana Porto
Master A1
- Rogério Ferreira
- Vinicius Salomão
- Luís Marcelo
- Nilo Weber Veloso Neto
- Marcílio Thiago
Master A2
- Lindomar Ferreira
- José Carlos
- Delano Rocha Rodrigues
- Marcos Vinícius
- Raimundo Nonato
Master B1
- Ernane de Castro
- Fábio Nogueira
- Rômulo Vitorino
- Marcelo Siqueira
- Francisco Durval
Master B2
- José Ribamar
- Rogério Alves
- Raimundo Pessoa
- Sérgio Marques
Junior
- Hudson Cristian
- Daniel Cavalcante
- Manoel Fortuna
- Henrique Sousa Vieira
Sub23
- Erick dos Santos
- Cronwell Andrade
Sub30
- Almir Francisco
- Fabrício de Abreu
- Francisco Guilherme
- Francisco Alberto
- Jonas de Sousa
Over50
- Aldo Ferro
- Joselito Gomes
- Ancélio da Penha
- Senhor Oliveira
- Edvaldo Santos