Circuito pesado e seletivo marcou a competição, que distribuiu pontos para o ranking nacional e internacional da UCI
A cidade paranaense de Maringá foi palco neste último domingo (1º) da Taça Brasil de MTB XCP. O evento, que reuniu grandes nomes do MTB brasileiro, ficou marcada pelo percurso pesado e seletivo que acabou tornando-se decisivo para a definição das primeiras colocações.A prova foi dividida em 15 categorias, onde foram distribuídos pontos para o ranking nacional e internacional da UCI. Na Elite Masculino, o vencedor foi o experiente ciclista Edivando de Souza Cruz (Astro/Vzan/Proschock), que completou o percurso de 29 quilômetros com o tempo de 1h12min39s. O segundo lugar ficou com Cristian Egidio, da equipe Dataro/Gigantec (1h15min10s), seguido por Diego Roberto, do Clube Maringaense de Ciclismo, com 1h15min22s.
“Estou muito feliz e grato a Deus por ter conquistado mais esse título. Devido às chuvas que castigaram o percurso, a prova ficou ainda mais pesada e competitiva. O ritmo foi alucinante e o que acabou me favorecendo foi um trecho de muita lama onde consegui me destacar e depois segui sozinho até a linha de chegada”, contou Edivando.
No Feminino, Rosângela dos Santos, da equipe Clube Piru Bikes, completou a prova em 1h49min09s e sagrou-se campeã da Elite. Ana Paula Casetta, do Clube Maringaense de Ciclismo, conquistou a segunda colocação com 1h59min33s, enquanto Melissa Forti, do Sest Senat/Rio Claro, chegou em terceiro.
“Encerramos a competição muito satisfeitos e gratos pela presença de todos os atletas que participaram. A chuva forte nos deixando um pouco apreensivos, mas tudo ocorreu bem e apesar do circuito ter ficado bastante pesado acabou sendo um diferencial. Os atletas estão de parabéns pelo grande espetáculo que proporcionaram na disputa pelo título”, disse Carlos Martinelli, coordenador geral da competição.
Entre os demais competidores, também comemoraram a vitória: Julia Constantino (Arapongas/Floriani), na Infantojuvenil Feminino; Adrian Vasconcellos (Clube Londrinense de Ciclismo), na Infantojuvenil masculino; Pedro Henrique (Clube Maringaense de Ciclismo), na Juvenil Masculino; Bruno Galvão (Clube Maringaense de Ciclismo), na Junior Masculino; Willian Rincão (Kapa Bike Team), na Sub-30; Adriano Martins (Bike Adventure), na Máster A1; Fernando Carlos (Rocca Bike Shop), na Máster A2; Jalison dos Santos (Sport Bikers Maringá), na Master B1; Alziro Bassani (Office Bike), na Máster B2; Tarcisio Bilinski (Clube Piru Bikes), na Máster C1; Diego Henrique (Papaleguas/Cardans), na Open Masculino; Fernando Silvestre (Bike Show Maringá), na Open Master e Camila Ueno (Rocca Bike Shop), na Open Feminino.