Grupo brasiliense de ciclismo formado por mulheres encara o desafio de pedalar por 220 km dentro do Parque Nacional, com temperaturas que ultrapassaram os 35°C
Um sonho, uma história, uma conquista. Assim é o grupo Brasília Batom Bikers. Com 3 anos de existência, as meninas BBBs, como são conhecidas, a cada ano inovam com ações de ciclismo que promovem a interação entre mulheres e homens, proporcionam qualidade de vida e contribuem para mudança de cultura e de paradigma. Com elas, iniciou-se uma nova fase na história do ciclismo do Distrito Federal.Em 2014, elas trouxeram o AUDAX 200, prova em que o atleta tem de cumprir o percurso de 200 km em 13 horas.
Essa prova é autorizada apenas pelo Clube de Paris, na França, e o Brasília Batom Bikers foi o primeiro grupo de mulheres, no Brasil e no mundo, a coordenar uma prova dessa importância. Foram 265 ciclistas do Brasil pedalando pelos principais pontos turísticos da Capital Federal.
Em 2015, mais uma vez, as meninas BBBs nos surpreenderam, ao levar para pedalar no Jalapão um grupo de 34 ciclistas. Foram 3 dias de pedal, totalizando 220 km e temperaturas que passavam dos 35°!
O Jalapão é um parque de 34 mil km2, localizado no Estado do Tocantins, em cuja área há rios de águas cristalinas, fervedouros, dunas alaranjadas, formações rochosas, e fauna e flora exuberantes. Uma vegetação que encanta e enche os olhos de qualquer turista. Além disso, possui um povo simples, hospitaleiro e acolhedor, representado pela comunidade do povoado quilombola do Mumbuca, com suas habilidosas artesãs do capim-dourado.
Foi esse o cenário de uma grande aventura, promovida pela Coordenação do Brasília Batom Bikers – Regina Fiuza, Simone Cozzetti, Eliete Russo e Thais Lancini – em parceria com o grande ciclista, jipeiro e aventureiro, Omar Cherulli.
A organização da cicloviagem levou 9 meses, e contou com a expedição ao local – para avaliar a possibilidade de se pedalar em uma região tão rústica, muitas vezes, carente de um mínimo de estrutura – e o planejamento, passo a passo, de todas as necessidades dos ciclistas, para que pudessem pedalar e curtir as belezas do parque sem preocupações.
E esse trabalho árduo foi recompensado. Neste ano, em que completa seu 3º ano, o Brasília Batom Bikers desbravou o Jalapão e agitou a comunidade local. Homens e mulheres ciclistas, aonde iam, faziam barulho e deixavam sua admiração pela beleza e simplicidade daquela natureza intocada.
O Brasil possui rica diversidade natural, social e cultural, o que favorece o crescimento do cicloturismo como meio de turismo ecológico, e o Brasília Batom Bikers tem contribuído para que ciclistas possam desfrutar um pouco das riquezas desse país.