Carioca Maicke Renê levou o ouro na Elite Masculina enquanto a baiana Cristiane Duque faturou o bicampeonato
A praia da Pituba, em Salvador (BA), ficou ainda mais bonita neste domingo (8). Mais de 180 ciclistas lotaram as ruas da zona sul da capital para a disputa do tradicional Desafio Ciclístico de Salvador, prova que soma pontos importantes no ranking brasileiro e chegou à sua oitava edição em 2015.A torcida local fez muito barulho em todo o percurso de 3.800 metros, principalmente para o conterrâneo Emerson da Silva, um dos destaques na Elite Masculina. O baiano estava bem fisicamente e partiu para a fuga ainda no começo das 23 voltas. Mas o carioca Maicke Renê também estava em um bom dia, não descolou do líder e ambos seguiram lado a lado, polarizando a disputa até a linha de chegada.
Após 1h57min de prova, melhor para Maicke, que venceu no sprint por um milésimo de segundo (1h57min58), com Emerson em segundo lugar (1h57min59) e o cubano Michel Fernandez Garcia em terceiro (1h58min27). “Foi uma prova de alto nível. Dei o meu melhor, principalmente quando percebi um grande adversário colado em mim”, disse o campeão logo após o título.
Na Elite Feminina o destaque ficou para a baiana Cristiane Duque, que conquistou o bicampeonato da prova (1h10min08). A medalha de prata ficou com a atual líder do ranking nacional feminino, Rebeca Fonseca (1h10min09), enquanto o bronze foi para Ana Clara Souza Pie (1h10min11).
Os vencedores de outras 6 categorias também foram premiados. Na Master A1 o campeão foi Carlos Vinicius Santos, enquanto Adenilton dos Santos venceu na A2. Jaime Bonfim comemorou o título na Master B1. O italiano Paolo Tabarelli levantou o troféu de primeiro colocado na Master B2. Antonio César da Rocha foi ouro na Master C. Na categoria Open, para atletas sem filiação à CBC, o baiano Daniel de Almeida Jesus conquistou o primeiro lugar.