Mais leve que uma melancia, dois gatos ou quatro abacaxis (e mais fácil de transportar também!)
As bicicletas dobráveis possuem como grande diferencial sua portabilidade. Pelo menos em tese, estes modelos são fáceis de transportar e guardar. Por outro lado, pouco adianta que uma bicicleta possa ser dobrável se o seu peso final é igual ou maior ao de uma bicicleta cargueira comum.O intuito de se criar uma bicicleta que fosse portátil em todos os aspectos fez com que uma pequena empresa startup da Inglaterra desenvolvesse a Hummingbird, uma bike dobrável mais leve que muito modelo topo de linha de competição disponível no mercado.
Com o peso final de apenas 6.5 kg, a Hummingbird é construída sobre um quadro em fibra de carbono com traseira em liga de alumínio trefilada, capaz de ser dobrado ao meio em poucos segundos mediante uma blocagem especial.
O mecanismo possibilita que toda a parte traseira possa ser dobrada para baixo do tubo superior, sem que a transmissão perca a tensão e caia a corrente, problema comum em alguns modelos de bicicletas dobráveis.
A Hummingbird é comercializada em duas versões, com rodas de 16 e 20 polegadas e opção de câmbio interno de 5 velocidades ou singlespeed. Para manter o seu peso final reduzido, além do quadro, o guidão e o garfo dianteiro também são construídos em fibra de carbono. Apesar de sua aparente fragilidade, a Hummingbird possui uma capacidade máxima de carga de 103kg.
Para torná-la uma realidade nas ruas, os desenvolvedores da Hummingbird estão buscando arrecadar fundos para viabilizar sua produção comercial, através do site de financiamento coletivo Kickstarter, onde a bicicleta pode ser adquirida aos preços promocionais de 1.902 dólares (com câmbio de 5 velocidades) e 1.674 dólares (versão singlespeed).