O organizador da prova, Ângelo Saraiva, professor de Educação Física e filho do homenageado disse, disse que há oito edições a prova homenageia o seu pai, falecido em 2006. “Ele era apaixonado por esporte e embora nunca tivesse competido, ele usava a bicicleta para o passeio e para ir trabalhar, embora pudesse comprar um carro”.
Floriano é uma cidade que vem crescendo em número de adeptos do ciclismo de estrada e do mountain bike, tanto que vem aumentando a representatividade de ciclistas nos campeonatos da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP. Os primeiros praticantes surgiram na década de 1990 e a partir de 2001 o município passou a contar com ciclistas nas competições estaduais.
A IX Corrida Ciclística Pedro Tomaz será um circuito plano de 2,4 KM, montado na Av. Frei Antônio Curcio (no cais da cidade) até a ponte que dá acesso a Barão de Grajaú, no Maranhão. “Até 2013, a Corrida acontecia entre os municípios de Jerumenha e Floriano, então em 2014 mudamos para esse mesmo circuito deste ano. Para nós é uma honra a prova ter sido homologada pela Federação, pois é a primeira vez que uma prova do Sul do Estado é inserida como etapa do Piauiense de speed”, disse Ângelo.
Para os candidatos ao título, além de troféu para o campeão das 11 categorias em disputa e medalhas para os 2º ao 5º colocados, haverá uma premiação de R$ 3.600,00. Podem participar também iniciantes na categoria Turismo. As inscrições estarão abertas até o dia 25 de novembro, pelo site www.sprinta.com.br/fcp. O congresso técnico acontecerá na Secretaria de Educação de Floriano, no sábado (28), a partir das 20 horas. Ao término desta etapa, já serão conhecidos os campeões piauienses da modalidade ciclismo.