Em utilização desde 2002 no Japão, equipamento passa a ter sua tecnologia licenciada para utilização em outros países. Londres será a primeira cidade não japonesa a utilizá-lo
Com o crescimento da estrutura cicloviária implementada pelo atual prefeito Boris Johnson, a cidade de Londres vive um novo problema, a falta de paraciclos. Para solucionar este problema, a capital britânica utilizará uma tecnologia de armazenagem empregada pelos japoneses desde 2002.A Eco Cycle é uma torre-paraciclo que utiliza tecnologia robótica para armazenar bicicletas de forma rápida, segura e sem ocupar muito espaço. Consiste em uma estrutura metálica, que pode ser construída tanto acima quanto abaixo do nível do solo e composta por uma série de racks instalados em posição radial sobre vários andares.
Um eixo central, munido de um braço robótico, move verticalmente e circularmente, fazendo a distribuição das bicicletas nos racks. O equipamento será oferecido em versões com capacidade para 58 e 204 bicicletas.
Para armazenar a bicicleta, o usuário precisa apenas colocar a bicicleta na porta do Eco Cycle. O equipamento irá reconhecer um adesivo, instalado no garfo ou suspensão, contendo um código e abrirá uma pequena porta onde a roda dianteira deverá ser encaixada.
Uma vez realizada a operação, a bicicleta é automaticamente transportada para dentro da torre e armazenada em um dos racks.
Para receber a bicicleta de volta, o proprietário precisa apenas aproximar seu cartão Eco Cycle no sensor do equipamento para que a máquina devolva a bike ao nível do solo. Ambas as operações não levam mais do que 13 segundos.
Graças ao seu sistema totalmente selado e automatizado, o Eco Cycle dispensa o uso de trancas e cadeados. Além disso, seu design de construção na posição vertical, com opção de armazenagem tanto acima quanto abaixo do solo proporciona uma solução muito mais eficiente do que as proporcionadas pelos paraciclos comuns. Para se ter uma ideia, em sua versão para 204 bicicletas o equipamento ocupa apenas 6% do espaço normalmente ocupado por meios de armazenagem convencionais.
Estrutura cicloviária – O novo sistema de armazenagem vai de encontro à visão do prefeito Boris Johnson, que pretende construir em Londres até o fim de seu mandato toda uma rede de ciclovias de alta capacidade, que inclui uma super ciclovia de 24km de extensão, que cruzará a cidade de leste a oeste.
O projeto de Johnson inclui também, além de tornar as ruas mais seguras para os ciclistas, dobrar o número de usuários de bicicletas até 2020.