“Esse prêmio é um reflexo de que o atleta é o maior representante e a maior referência da modalidade. Eu fico feliz por receber o Prêmio mais uma vez e tem uma importância muito grande dentro do cenário olímpico. É uma grande festa onde os heróis do esporte brasileiro são reconhecidos,” comenta Henrique que levou o prêmio graças sua ótima campanha pela equipe Cannondale Factory Racing, na qual consagrou-se campeão nacional e pan-americano de cross country em 2015.
“Ser nomeado pelo 3° ano consecutivo é muito especial pra mim. Eu acredito muito no potencial da bicicleta como meio transformador de vidas. Vejo uma beleza muito grande nas modalidades do ciclismo, principalmente o MTB. É muito fácil que as pessoas se identifiquem com o uso da bicicleta, seja na lembrança da infância, no uso como transporte, lazer ou como prática esportiva. Por isso é muito emocionante ser um ‘herói’ na modalidade. Pra mim é a prova que estou seguindo um bom caminho para difundir o uso da bicicleta,” acrescentou Henrique Avancini, hoje com 25 anos, mas competindo desde os 11 anos de idade.
Rumo ao grande evento esportivo na vida de um atleta, Henrique afirma que o prêmio é uma motivação extra para 2016. “Pode parecer apenas um prêmio, uma festa, mas é muito mais do que isso. O Prêmio Brasil Olímpico, acima de tudo, representa a valorização dos atletas e dos esportes olímpicos no Brasil e poder sentir isso na pele é algo muito inspirador. Enxergamos com clareza que o respeito aos atletas cresce ano a ano,” acrescentou Avancini que é o melhor brasileiro no ranking internacional (UCI) da modalidade e virtual representante do time Brasil no evento em 2016.
No ciclismo, os outros nomeados são: Renato Rezende no BMX; Flavia Paparella no ciclismo e Kacio Freitas na pista. A grande festa de premiação acontecerá no próximo dia 15 de dezembro no Rio de Janeiro.