Modelo básico da linha de hidratação da marca norte-americana alia design elegante com resistência, conforto e água gelada durante toda a trilha!
Ainda pouco conhecida no Brasil, a marca estadunidense Osprey é a responsável pelo desenvolvimento de uma das linhas de mochilas de hidratação mais inovadoras do mercado, a série Raptor. Composta por três modelos, que diferem entre si pela capacidade de armazenagem interna, a linha tem como características comuns seu reservatório de água com capacidade para 3 litros e uma série de recursos que a tornam um dos melhores modelos do mercado para a prática do mountain biking, conforme tivemos a oportunidade de comprovar durante o teste do modelo Raptor 6.Conforme o seu nome deixa evidente, a Raptor 6 possui uma capacidade de carga interna de 6 litros, o suficiente para armazenar tudo que o ciclista precisa em trilhas de média / longa duração.
Logo de cara a Raptor 6 impressiona pela sua beleza e acabamento impecável. Aqui, não há espaço para costuras fora do lugar, deformações ou zíperes de má qualidade. Confeccionada em nylon 100D com tratamento impermeabilizante, a Raptor 6 recebe aplicações em material reflexivo, que aumenta a segurança em situações de baixa luminosidade.
Suas alças são largas e acolchoadas, confortáveis e não atrapalham os movimentos. Sua utilização, em conjunto com as cintas de ajuste ventral, chamadas de Ergo Pull™ pela Osprey, garantem uma boa estabilidade lateral da mochila, mesmo quando totalmente carregada. As cintas laterais são munidas de bolsos para a armazenagem de itens como chaves, celulares e barras de cereais.
Um engenhoso sistema de circulação de ar composto por um painel de espuma texturizado instalado na parte posterior, mantém as costas do ciclista longe do contato direto com a mochila, evitando assim a transpiração excessiva e o desconforto, além de servir também como isolante térmico do compartimento do reservatório de líquidos.
Reservatório – Situado na parte posterior da mochila, o espaço para o reservatório de água permite o acesso rápido e prático do mesmo, através de um enorme zíper que vai do corpo da mochila até a alça direita, por onde passa a mangueira do refil. Duas placas térmicas semi-flexíveis garantem o isolamento do compartimento, evitando que a água do reservatório esquente. Em nossos testes, preenchemos a metade do reservatório com gelo e completamos o nível com água gelada. Após seis horas de pedalada sob uma temperatura média de 29º, ainda havia gelo no reservatório.
O reservatório em si é uma verdadeira proeza de design e engenharia. Ao contrário dos demais modelos disponíveis no mercado, o refil da Osprey possui uma alça de apoio que permite o seu preenchimento na posição horizontal. O lado posterior do reservatório é construído em material semi-flexível, que não apenas auxilia na estabilidade durante a sua recarga, como ainda aumenta sua eficiência térmica.
A tampa do reservatório veda bem a passagem de líquidos e seu grande diâmetro permite a limpeza eficiente de seu interior. Segundo o fabricante, o reservatório é confeccionado em material que não utiliza Bisfenol-A (BPA) em sua composição, resultando na ausência de gostos estranhos à bebida, além de não prejudicar a saúde do usuário e possui tratamento antimicrobiano, que evita a proliferação de bactérias e fungos.
A mangueira possui uma boa vazão de líquidos e o bocal possui uma torneira que impede que a água vaze acidentalmente. Pessoalmente achei que o bocal exige um pouco mais de esforço para puxar a água que em outros modelos de outras marcas, mas nada problemático. Quando não está sendo utilizado, o bocal é mantido próximo graças a um engenhoso sistema magnético que o mantém preso à alça esquerda.
Espaço de sobra – Mesmo sendo o modelo com menor capacidade da linha Raptor, a mochila Raptor 6 tem capacidade de sobra para carregar tudo o que se precisa em uma trilha de média / longa duração. Em seu compartimento de carga principal, é possível armazenar uma jaqueta corta-vento, bomba de ar e de suspensão, barras de cereais e gel energético, câmara de ar, lubrificantes e ferramentas para bicicletas. Para a armazenagem destas últimas, a Raptor 6 vem com uma exclusiva bolsa porta-ferramentas, composta por três compartimentos telados com fecho por zíper.
Esta solução não apenas protege as ferramentas em si, mas também impede que as mesmas danifiquem o interior da mochila. Aprovado!
Além do compartimento principal, a Raptor 6 possui ainda mais um bolso com zíper em sua parte superior, com divisão para armazenagem de carteira, e chaveiro. Em sua parte frontal, uma divisão acolchoada, que permite a armazenagem segura dos óculos de sol.
A mochila Osprey Raptor 6 possui ainda um exclusivo sistema de ‘blocagem rápida’ denominada LidLock para prender o capacete, recurso muito útil após a pedalada. Basta puxar a blocagem por entre um dos orifícios do capacete para prendê-lo de forma rápida e fácil.
Segurança extra – Assim como nos demais modelos de mochilas de hidratação da Osprey, a linha Raptor possui uma alça flexível em sua parte inferior para instalação de luzes de segurança.
Garantia de água gelada o dia inteiro!
Estética
Funcionalidade
Impermeabilidade e proteção
Resistência
Conforto
Reservatório de água
Preço
Muito Bom!
Um dos modelos mais completos do mercado, possui resistência e conforto de sobra
Conclusões – Em um mercado repleto de opções em mochilas de hidratação, a Osprey conseguiu o impossível: destacar-se com um produto inovador, eficiente e bonito, com uma boa relação custo x benefício. Vendida ao preço médio de R$ 456,00 nas cores vermelha, verde ou preta, a Raptor 6 conta ainda com um destaque imbatível: a exclusiva garantia Osprey, que se compromete a reparar (ou substituir, caso necessário) sua mochila, independente da época em que foi adquirida.
Pontos positivos
- Confortável, mesmo quando totalmente carregada
- Espaço interno
- Qualidade térmica do reservatório
- Porta-ferramentas removível
- Presilha magnética da mangueira
Pontos negativos
- Preço