Nova Radbahn contará com cafés, lojas, zonas verdes e um exclusivo sistema que transformará o atrito provocado pelos pneus no pavimento em energia elétrica para iluminar o percurso
Berlim é hoje das cidades do mundo com maior taxa de circulação de bicicletas, tendência apontada como benéfica tanto para a saúde como para o meio ambiente.Um dos mais recentes e ambiciosos projetos de mobilidade urbana da capital alemã é a revitalização de uma ciclovia coberta já existente no centro metropolitano da cidade, dotando-a de melhores condições de forma a incentivar os cidadãos a deslocarem-se de bicicleta, tornando o percurso mais rápido, seguro, sem trânsito e mais confortável.
Denominada Radbahn, a ciclovia contará com locais onde será possível fazer uma pausa para descanso e alimentação estações de serviço e lojas, estações para aluguel de bicicletas, zonas verdes e até mesmo hortas urbanas.
O projeto, de autoria de uma equipe de oito especialistas de vários países com formações variadas em urbanismo, gestão cultual, consultadoria, relações públicas e arquitetura, pretende dotar a ciclovia com uma nova tecnologia experimental, que transformará o atrito provocado pelos pneus no pavimento em energia elétrica para iluminar o percurso e as instalações ao longo do trajeto.
A nova ciclovia passará pelo centro da cidade, por baixo de um dos viadutos mais conhecidos de Berlim, o U1, uma linha férrea com 120 anos de existência. Atualmente, a via já existente é pouco utilizada, devido a uma série de obstáculos que afasta os ciclistas, sendo utilizada inclusive como estacionamento para automóveis.