Projeto Bike Turista tem como objetivo fomentar o turismo na capital baiana, estimulando um novo olhar sobre a cidade
Os hotéis da cidade de Salvador irão receber estações de compartilhamento de bicicleta exclusivas para turistas. O projeto Bike Turista, fruto de uma parceria entre a Prefeitura com o Banco Itaú e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia, tem como objetivo fomentar o turismo na capital baiana, estimulando um novo olhar sobre a cidade.Em sua fase inicial, o circuito irá contemplar 13 hotéis, localizados na região central da cidade e no bairro de Stella Maris. Ao se hospedar em um desses hotéis, o turista poderá compartilhar de uma das 142 bicicletas que irão fazer parte do circuito. A implantação do projeto será gradativa, entrando em operação ainda em janeiro.
Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia, Manolo Garrido, o Bike turista irá possibilitar que o turista conheça melhor Salvador, principalmente a Orla revitalizada, aumentando sua permanência e, com isso, gerar mais renda e emprego para a cidade. “Quanto mais equipamentos e eventos sejam implantados, mais fortalecido fica o turismo, que é um dos mais importantes segmentos econômicos da capital baiana, representando 20% do PIB de Salvador”.
Funcionamento – O cadastro dos turistas será realizado na recepção dos hotéis, através de informações pessoais e os dados do cartão de crédito. Após o cadastro, o recepcionista entregará ao turista o cartão Bike Turista, que poderá escolher entre três tipos de passe: o diário, por 7 reais; para três dias, por 10 reais; ou semanal, por R$ 20.
O empréstimo das bicicletas precisa ser renovado a cada quatro horas, em qualquer estação. Para o empréstimo é necessário digitar a senha que escolheu e o número do cartão recebido para só então selecionar a bicicleta que deseja. O usuário cadastrado poderá retirar e devolver a bicicleta em qualquer hotel cadastrado no Bike turista.
Atualmente, Salvador conta com mais de 40 estações de compartilhamento de bicicletas espalhadas por toda a cidade. Lançada em setembro de 2013, a iniciativa acumula até hoje mais de 200 mil viagens realizadas e já supera a marca de 67 mil pessoas cadastradas.
Com informações do Portal Ecodesenvolvimento