Obra com o total de 100 quilômetros de extensão beneficiará cerca de dois milhões de pessoas e poderá tirar das estradas até 50 mil carros por dia
A Alemanha acaba de concluir o primeiro trecho de uma nova super ciclovia que terá a extensão total de 100 quilômetros e ligará dez cidades e quatro universidades do país.Segundo a agência de notícias Agence France Presse, a primeira etapa concluída, com apenas cinco quilômetros, já permite aos ciclistas experimentarem a ciclovia, que tem sido louvada como uma alternativa ao deslocamento por automóvel e uma boa forma de aumentar a atividade física nas pessoas que trabalham em escritórios.
Segundo Martin Toennes, porta-voz do grupo de desenvolvimento regional RVR, a nova rodovia beneficiará mais de dois milhões de pessoas que vivem nos seus arredores e poderão utilizá-las em seus deslocamentos diários. Um estudo do RVR indica que, quando a obra estiver concluída, fará com que até 50 mil carros deixem de circular nas ruas diariamente.
Quando concluída, a super ciclovia ligará Duisburg, Bochum, Hamm, e outras 7 cidades. Grande parte do trajeto foi construído ao longo de uma ferrovia desativada na região industrial de Ruhr.
Financiamento – A nova super ciclovia irá custar cerca de 180 milhões de euros, financiados pela União Europeia e pelo grupo RVR, já que o governo federal alemão não disponibiliza fundos para a construção de ciclovias, que são de responsabilidade dos estados e municípios.