Totalmente feito a mão na Itália, quadro XC full suspension em fibra de carbono especial Toray T700 terá tiragem limitada a 100 unidades numeradas
Pouco conhecida no Brasil, o fabricante italiano FRM é o patrocinador do atual campeão italiano e Top 10 na Copa do Mundo Andrea Tiberi.
A marca, reconhecida internacionalmente pela qualidade e leveza de seus componentes para bicicletas topo de linha é também a fornecedora do quadro Anakin Full ST Irontibi, utilizado por Tiberi no evento-teste da Rio 2016, ocorrido em outubro.
Para 2016, o fabricante dá início à comercialização deste quadro em edição limitadíssima de 100 exemplares.
Com seu visual retrô de carbono aparente e design diferenciado, a primeira vista pode-se confundir o FRM Anakin ST com uma bicicleta ‘genérica’ feita na China. Um exame mais detalhado constata a qualidade das tramas de carbono Toray T700 Spread Tow e das fibras M40J utilizadas em sua construção.
O material, até então utilizado quase que exclusivamente na Fórmula 1, é processado em um autoclave durante nada menos que seis horas, resultando em um acabamento espetacular, uniforme, resistente a arranhões e com um índice de rigidez 30% superior a seus concorrentes.
Todos os parafusos utilizados nas buchas e na fixação dos rolamentos são de titânio banhados a ouro para prevenir a corrosão galvânica.
Contrariando a tendência atual, o Anakin Full ST Irontibi não possui roteamento interno dos cabos e conduítes de marcha e freio, que são fixados externamente, o que agiliza a manutenção durante as competições.
Cada exemplar comercializado é numerado individualmente, através de uma placa de alumínio afixada na parte de baixo do tubo inferior, próximo à caixa de centro. O peso total do quadro, incluindo o amortecedor traseiro é de 1,8kg.
Os interessados em adquirir este quadro exclusivo deverão pagar a ‘bagatela’ de 4.499 euros.