Produto desenvolvido na Holanda promete manter o ciclista seco de forma descomplicada
Tentar manter-se seco ao pedalar na chuva é uma espécie de ‘arte ninja’. Embora a maioria das capas de chuva para ciclistas cumpra relativamente sua missão, a falta de circulação de ar em seu interior muitas vezes acaba por deixar o ciclista completamente encharcado de suor.Para facilitar a vida dos ciclistas que são pegos de surpresa pela chuva, a Vanmoof, uma empresa holandesa especializada em produtos para ciclistas urbanos, lançou o Boncho, um poncho resistente a água feito especialmente para quem se locomove sobre duas rodas.
Utilizados desde o período colonial no Brasil e em outros países da América Latina, os ponchos são eficientes para a proteção contra o frio, o vento e a chuva, mas perdem toda sua utilidade ao serem usados em cima de uma bicicleta, já que o vento faz com que o corpo seja exposto à chuva. Pelo menos até agora…
Embora similar aos ponchos para chuva comuns, o Boncho (mistura das palavras ‘Bike’ e Poncho’) possui uma estrutura semi-rígida que se prolonga até o guidão da bicicleta, que cria uma espécie de tenda que protege de forma eficiente os braços, mãos e pernas do ciclista.
Projetado para ser utilizado de forma simples e rápida, o Boncho fica armazenado em uma pequena bolsa, que por sua vez pode ser guardada sem ocupar muito espaço na mochila ou pochete do ciclista. Seu desenho permite que ele seja vestido sem a necessidade de se retirar o capacete da cabeça.
O tecido empregado é totalmente repelente à água, além de reunir características como leveza, respirabilidade e durabilidade.
Para viabilizar o lançamento comercial do produto, a Vanmoof lançou uma campanha de arrecadação de fundos através do site de financiamento coletivo Kickstarter, onde o produto poderá ser adquirido ao preço promocional de 60 dólares, nas cores verde ou cinza.