Thiago Boaretto supera seus rivais e vence a bateria final com o tempo de 1m16s. No Feminino, a paranaense Julia Alves garante o tricampeonato da competição com o tempo de 1m33s
O paulista Thiago Boaretto venceu neste domingo (10) a Copa América de Downhill/4X, competição de descida de montanha que abre oficialmente o calendário nacional 2016. A prova, que foi realizada na cidade paulista de São Roque, teve ainda a paranaense Julia Alves garantindo seu tricampeonato na categoria Feminino, com o tempo de 1m33s.O evento, patrocinado pela Shimano, contou com os principais nomes da categoria no país, como Thiago Boaretto, Lucas Borba e Bernardo Cruz, entre outros, além do já tradicional o serviço de Suporte Neutro Shimano, reconhecido pela excelência no apoio prestado aos ciclistas na Copa Internacional Levorin de MTB, na Ultramaratona de MTB Brasil Ride e no Tour do Rio, entre outras competições importantes.
Boaretto superou os rivais ao vencer a bateria final com o tempo de 1m16s. Já a paranaense Julia Alves, a Julinha, conquistou a vitória e o tricampeonato com o tempo de 1m33s.
Campeão da Copa América de Downhill/4X em 2014, o catarinense Lucas Borba (Shimano Sports Team) não teve sorte na edição deste ano quando acabou parando nas quartas de final da competição.
“No sábado o resultado foi bom, fiz o segundo melhor tempo no treino classificatório. Domingo larguei bem na minha bateria, junto com o primeiro colocado, mas na primeira curva dei uma segurada e acabei ficando para trás. Na tentativa de me ultrapassar, o Bernardo Cruz acabou me derrubando. Mas faz parte, porque é um esporte de contato e era uma oportunidade ultrapassagem para ele”, resumiu Lucas, para quem o saldo foi positivo. “A prova foi show. Claro que a gente sempre espera terminar na frente, mas tem a questão da sorte, infelizmente. Agora é treinar para a Descida das Escadas de Santos, em fevereiro”.
Feminino – Abraçada ao pai, a paranaense de 19 anos Julia Alves comemorou mais uma vitória em São Roque. A atleta da Seleção Brasileira de BMX subiu ao cume do pódio pela 3ª vez consecutiva mesmo sem ser especialista em DH. “Minha meta atual é conseguir uma vaga na equipe olímpica de BMX e vou utilizar este prêmio como incentivo para buscar esse sonho”, disse Julia.
O resultado positivo não impediu a piloto de destacar as dificuldades enfrentadas. “Não foi nada fácil, ainda mais com a chuva. Caí algumas vezes nas baterias anteriores, pois a pista estava com muita lama e bem escorregadia. Mas mantive o foco o tempo todo e consegui mais uma vitória nesta competição”, encerrou.
Resultados
Masculino
- Thiago Boaretto (BRA), 1min16seg635
- Silvio Felix Junior (BRA), 1min16seg924
- Mario Jarrin (EQU), 1in18seg824
- Anderson Ezequiel de Souza Filho (BRA), 1min26seg997
Feminino
- Júlia Santos (BRA), 1min33seg745
- Thaynara Chaves (BRA), 1min38seg454
- Barbara Jechow (BRA), 1min40seg291
- Luana Oliveira (BRA), 1min05seg794
Campeões
- 2002 – Robson “Urubu” Santos (BRA)
- 2003 – Robson “Urubu ” Santos (BRA)
- 2004 – Robson “Urubu” Santos (BRA)
- 2005 – Sebastián Vasquez (CHI)
- 2006 – Doron Cattoni (BRA)
- 2014 – Lucas de Borba (BRA) e Julia Santos (BRA)
- 2015 – Enrique Genova (CHI) e Júlia Santos (BRA)
- 2016 – Thiago Boaretto (BRA) e Júlia Santos (BRA)