Prova que reúne grandes equipes profissionais do Word Tour está marcada entre os dias 17 e 23 de janeiro
OTour de San Luis, única prova da América que reúne grandes equipes profissionais do Word Tour, terá um toque verde e amarelo em sua 10ª edição. A Seleção Brasileira Masculina de Ciclismo de Estrada foi confirmada na disputa, marcada entre os dias 17 e 23 de janeiro de 2016. Integram a equipe os jovens André Gohr, Caio Godoy, Endrigo da Rosa, Lucas Mota e Rodrigo dos Santos Quirino, além do experiente Antonio Garnero, campeão brasileiro de estrada em 2014. O grupo estará sendo dirigido pelo técnico Wolney Morais.A participação da equipe nacional no evento faz parte do projeto de desenvolvimento das categorias de base, idealizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, visando principalmente proporcionar a troca de experiências com atletas de alto nível e o desenvolvimento da nova geração de talentos do ciclismo nacional que poderão representar o Brasil nos próximos ciclos olímpicos. Desta forma, a entidade pretende colocar o país em grandes eventos internacionais, estabelecendo um calendário especifico para cada seleção.
“Nosso objetivo é inserir esses jovens da seleção Sub-23 em grandes eventos internacionais. Ao competir em provas de alto nível, como San Luis, eles estarão lado a lado com alguns dos melhores ciclistas da atualidade, consequentemente isso irá exigir mais deles e impulsioná-los à superar ainda mais seus limites, elevando o nível técnico e formando um atleta de Elite que poderá representar muito bem o Brasil nos próximos ciclos olímpicos” declarou José Luiz Vasconcellos.
Apesar da pouca idade do time brasileiro, o que não falta é experiência para os jovens ciclistas. André Gohr e Caio Godoy passaram as últimas temporadas defendendo as cores do Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclística Internacional, na Suíça, através do Projeto de Intercambio da confederação. Os dois se juntam a Rodrigo Quirino, atual campeão brasileiro Sub-23, e Lucas Ribeiro, vencedor da quarta etapa na Volta de Maule, disputada em outubro passado no Chile.
O Tour – O Tour de San Luis é uma das competições mais prestigiadas do continente e em 2016 contará com a participação de 7 equipes do World tour, 6 equipes continentais profissionais, 6 times continentais e 8 seleções nacionais, totalizando 29 equipes. A prova terá um percurso total de 921,7 quilômetros, divididos em 7 etapas e promete uma disputa acirrada do início ao fim.
A organização selecionou um percurso equilibrado e seletivo com oportunidades para todos os estilos de ciclistas. Serão sete etapas totalizando 921,7 quilômetros distribuídos em um contrarrelógio por equipes e outras seis etapas, sendo duas delas com chegada em montanha.
Para celebrar a décima edição da competição, estão confirmadas as presenças de grandes nomes do ciclismo mundial como Vicenzo Nibali, Nairo Quintana, Peter Sagan (atual campeão mundial), Fernando Gaviria, Elia Viviani, entre outros.