Engrenagem especial criada por empresa sul-africana permite alterar grupo de MTB sem a necessidade de trocar o passador ou o câmbio traseiro, de forma simples e barata
Uma empresa sul-africana especializada na produção de componentes customizados para bicicletas anunciou o lançamento de um produto capaz de converter, de forma fácil e barata, grupos MTB da marca SRAM de 10 velocidades para 11, sem a necessidade de se trocar o trocador de marcha ou mesmo o câmbio traseiro.Disponíveis para os grupos X7, X9 e X0, a engrenagem seletora da Rapid Co. substitui a original que vem no interior do passador de marchas traseiro, convertendo-o para 11 velocidades. A alteração, que pode ser realizada em apenas 15 minutos, dispensa ainda a necessidade de se adquirir um câmbio equivalente, bastando trocar obviamente a corrente e o cassete por um modelo de 11 velocidades, com a relação 11-40 ou até mesmo 11-42 dentes.
Construída em aço temperado de alta resistência, a nova engrenagem pesa apenas 7 gramas e é de instalação relativamente fácil para quem possui alguma experiência em oficina mecânica para bicicletas: Basta retirar o passador do guidão, remover os parafusos de fixação de sua capa protetora e substituir a engrenagem seletora original.
Embora obviamente o procedimento não seja recomendado pelo fabricante, a customização oferece um apelo irresistível, o baixo custo. A engrenagem é comercializada por 199 rands (cerca de 48 reais), cerca de 10% do valor de um novo trocador de 11 velocidades.
A Rapid Co. oferece três modelos de conversor, compatíveis com os modelos SRAM X7 e X9 (pré 2014), XO (pré 2014) e X7, X9 e XO (2015 em diante).
A má notícia é que por enquanto a Rapid Co. não trabalha com envios para o Brasil, mas apenas para os Estados Unidos e África do Sul. Para nós, brasileiros, resta aguardar que alguma grande distribuidora de artigos para ciclismo se interesse em representar a marca em nosso país.
Maiores informações no site oficial do fabricante.