Chip instalado na roda dianteira é lido por semáforos, que se fecham para os carros e abrem para a bicicleta
Uma nova tecnologia em prol da segurança dos ciclistas urbanos está sendo testada na cidade de Aarhus, na Dinamarca.Parte integrante do programa Aarhus Cycling City, desenvolvido para promover a mobilidade sustentável na cidade, o sistema RFID (identificação por radiofrequência, em inglês), utiliza um chip instalado na roda dianteira da bicicleta, que interage com um leitor conectado a um semáforo, que por sua vez aciona o sinal vermelho para os carros quando ciclistas se aproximam de um cruzamento.
Para garantir a segurança tanto dos ciclistas quanto dos motoristas, o sistema registra aproximação da bicicleta a cerca de 100 metros do semáforo, de forma que a mudança da sinalização não seja brusca e haja tempo viável para os carros desacelerarem.
O RFID foi testado em 200 bicicletas ao longo de 2015 e a previsão é que pelo menos mais mil tenham o chip instalado em 2016.
De acordo com os idealizadores do Aarhus Cycling City, a iniciativa, além de garantir maior segurança e prioridade para os ciclistas, busca incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte no dia a dia.