24 de novembro de 2024
O chip RFID não utiliza baterias e pode ser facilmente instalado na bicicleta

Nova tecnologia prioriza ciclistas nas ruas de cidade dinamarquesa

Chip instalado na roda dianteira é lido por semáforos, que se fecham para os carros e abrem para a bicicleta

Uma nova tecnologia em prol da segurança dos ciclistas urbanos está sendo testada na cidade de Aarhus, na Dinamarca.

Parte integrante do programa Aarhus Cycling City, desenvolvido para promover a mobilidade sustentável na cidade, o sistema RFID (identificação por radiofrequência, em inglês), utiliza um chip instalado na roda dianteira da bicicleta, que interage com um leitor conectado a um semáforo, que por sua vez aciona o sinal vermelho para os carros quando ciclistas se aproximam de um cruzamento.

Um leitor de códigos de barra, similar aos utilizados em supermercados, identifica a presença da bicicleta e transmite a informação, via rádio-frequência ao semáforo
Um leitor de códigos de barra, similar aos utilizados em supermercados, identifica a presença da bicicleta e transmite a informação, via rádio-frequência ao semáforo

Para garantir a segurança tanto dos ciclistas quanto dos motoristas, o sistema registra aproximação da bicicleta a cerca de 100 metros do semáforo, de forma que a mudança da sinalização não seja brusca e haja tempo viável para os carros desacelerarem.

O RFID foi testado em 200 bicicletas ao longo de 2015 e a previsão é que pelo menos mais mil tenham o chip instalado em 2016.

De acordo com os idealizadores do Aarhus Cycling City, a iniciativa, além de garantir maior segurança e prioridade para os ciclistas, busca incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte no dia a dia.

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