Géis e barras de cereais distribuídos a competidores receberão etiquetas codificadas que identificam o ciclista ‘porquinho’, que poderá perder pontos ou até mesmo ser desclassificado
Uma prova de MTB Marathon na Espanha está inovando as regras da modalidade ao incluir uma cláusula punitiva aos competidores que tem o péssimo costume de jogar lixo nas trilhas.Em sua segunda edição, a Costa Blanca Bike Race, prova por etapas que estreia amanhã (28) na província de Alicante, no sul da Espanha, utilizará rótulos com códigos de barras para adesivar barras energéticas, géis e garrafas de isotônicos utilizadas por seus competidores, de forma identificar possíveis atletas ‘porquinhos’. Caso o material seja descartado indevidamente na trilha, o atleta poderá sofrer sanções que vão desde a perda de pontuação até a desclassificação.
Além disso, competidores que saiam da área demarcada e danifiquem a vegetação às margens da trilha também poderão ser punidos.
“Uma das prioridades da prova é a preservação da Natureza e o cuidado com a área onde ocorrerá a prova”, diz a organização da Costa Blanca Bike Race.
Limpeza responsável – Além dos cuidados preventivos, uma equipe composta por quatro pessoas equipadas com bicicletas elétricas Scott E-Genius 710 Plus seguirá atrás dos competidores retirando o balizamento das trilhas e recolhendo todo lixo que for encontrado pelo caminho.
A Prova – Em sua segunda edição, a Costa Blanca Bike Race é uma prova de duplas composta por 4 etapas, com a distância máxima de 78km e uma altimetria considerada ‘perversa’ por muitos competidores. Seu percurso foi idealizado pelo campeão espanhol Sergio Mantecon, um dos maiores atletas de MTB da atualidade.