Mauricio Acuña supera rivais em Cerro Catedral, em Bariloche, para levar o título da primeira etapa da competição internacional
Com a participação de mais de 160 pilotos de sete países, Argentina, Chile, Peru, Equador, França, Itália e Grã-Bretanha, foi realizada neste fim de semana a primeira etapa do Open Shimano Latam. Um dos principais nomes do downhill na América do Sul, o chileno Mauricio Acuña (Mondraker Chile) não deu chance para seus rivais e faturou o título com folga.Com a marca de 4min25seg36 na descida final, Acuña completou o percurso em mais de sete segundos à frente do seu compatriota Rodrigo Farias (Sccycles). A terceira colocação ficou com o equatoriano Mario Jarrin (Mondraker Ecuador), apenas 19 décimos de segundo atrás de Farias. Os argentinos Jeronimo Paez e Santiago de Santiago completaram o pódio, na quarta e quinta colocações, respectivamente.
Realizado pela primeira vez em 2008, o Open Shimano, competição de downhill mais importante da América do Sul, comemora em 2016 sua nona edição. Pelo oitavo ano consecutivo o município de Cerro Catredal, em Bariloche, recebeu uma etapa da prova, que passou a ser internacional em 2013, com o nome de Open Shimano Latam, quando Brasil e Chile entraram no calendário oficial.