Lançado esta semana, o aplicativo Cachoeiras Estrada Real permite traçar a rota para nada menos que 180 cachoeiras situadas em 21 cidades dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, divididas por nível de dificuldade de acesso e tempo médio de percurso.
Além da navegação, o aplicativo conta com fotos, e informações relevantes de cada cidades como localização de restaurantes, bancos e pousadas, além de dicas de segurança, guias turísticos, características ambientais e se o terreno está localizado em propriedade particular.
O aplicativo permite ainda que trajeto pode ser baixado para o celular, permitindo o acesso offline – recurso importante, já que a maioria das trilhas da região não possui sinal de internet.
Desenvolvido pela Ecoguias, em parceria com o Instituto Estrada Real, com apoio do Ministério do Turismo e da Fapemig, o aplicativo Cachoeiras Estrada Real surgiu com a constatação dos proprietários da empresa notaram uma carência de informações sobre as cachoeiras quando trabalhavam com ecoturismo na cidade de Tiradentes.
“As pessoas chegavam perguntando como chegar nas cachoeiras. A gente desenhava mapas a mão para tentar ajudar, mas geralmente eles acabavam perdidos”, afirmou Pedro Henrique Mendonça, um dos sócios da Ecoguias.
Para criar as rotas, os empresários foram a cada uma das cachoeiras munidos de um aparelho GPS específico para captar dados do roteiro. Eles também produziram fotos subaquáticas e aéreas com a utilização de drones, o que permite que a pessoa confira o roteiro antes de sair de casa.
A ideia dos empresários é cadastrar mais 150 cachoeiras e dez cidades, além de ampliar a cobertura do aplicativo para parques nacionais e cidades turísticas.
Disponível na plataforma Android (a versão para IOs chega no próximo mês), o aplicativo Cachoeiras Estrada Real pode ser baixado gratuitamente aqui: