Nova tecnologia, ainda em fase de testes, abre novas possibilidades no design de quadros e componentes metálicos para bicicletas
Uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, criou a Arc Bicycle, a primeira bicicleta do mundo cujo quadro foi construído a partir de soldagem baseada em técnicas de impressão 3D.Embora não seja tão comum quanto às técnicas de impressão que utilizam resinas sintéticas, a impressão 3D por soldagem metálica já existe há algum tempo. Via de regra, utiliza-se como matéria-prima um material sinterizado, que é cortado por um laser em sucessivas camadas.
Para construir a Arc Bicycle, os estudantes contaram com a colaboração da MX3D, uma empresa holandesa de tecnologia que criou a Mataerial 3D Printer, que ao contrário das impressoras 3D tradicionais, utiliza um braço robótico de solda para imprimir, através de soldagem a laser, estruturas metálicas.
O processo de impressão é ponto a ponto, onde sucessivas camadas de solda são criadas para produzir uma coluna metálica. Através do controle preciso do local e do posicionamento da próxima solda, é possível controlar a orientação das colunas e até mesmo entrelaçá-las.
A nova técnica é tão resistente e confiável que está sendo utilizada na construção de uma ponte para pedestres em Amsterdã.
De acordo com os envolvidos no projeto, a associação entre MX3D e os universitários demonstra o potencial da tecnologia.
“A ideia inicial era desenvolvermos um produto com design funcional e de uso diário. Como holandeses, a primeira coisa que veio a mente foi uma bicicleta”, disse o estudante Stef de Groot, membro da equipe de desenvolvimento.
“Uma bicicleta é um excelente teste para esta nova tecnologia, pois ao contrário de pontes, uma bike sofre pressões e forças de quase todos os lados”, completa.
Veja a Arc Bicycle sendo construída e pedalada: