Voltado para o seguimento ‘econômico’ de MTB, novo grupo SRAM NX dispensa a utilização de driver/freehub XD e custará mais barato que um único cassete do topo de linha SRAM XX1
Disposta a popularizar as transmissões de 1 x 11, a marca estadunidense SRAM anunciou o lançamento de seu novo grupo NX, o mais barato do mercado com este tipo de configuração. Para se ter uma ideia em termos de valores, o novo grupo chegará ao mercado norte-americano ao preço total de 310 dólares, 106 dólares mais barato do que um único cassete do grupo topo de linha do fabricante, o XX1, que custa 416 dólares.
A aposta da SRAM por transmissões de coroa única e 11 velocidades sempre esbarrou no alto preço de seus componentes, voltados para ciclistas entusiastas e praticantes de provas e competições. Além disso, até então grupos SRAM com cassetes de 11 velocidades necessitavam de um freehub especial, o XD, compatível apenas com produtos da marca.
O novo grupo SRAM NX é o primeiro do fabricante a romper esta obrigatoriedade. Para isto, o cassete dispensa o pinhão de 10 dentes utilizados pelos grupos topo de linha do fabricante e adota uma relação mais tradicional, de 11-42 dentes.
Além de baratear seu custo final, a solução acaba por se transformar em um excelente upgrade para os ciclistas que querem transformar seus atuais grupos de 10 velocidades para 11, sem ter que desembolsar muito dinheiro.
Seu cassete utiliza a relação 11-13-15-17-19-22-25-28-32-36-42 dentes e seus três maiores pinhões são unidos, enquanto que os demais são individuais e substituíveis.
O peso do cassete SRAM NX é de 538 gramas e seu preço, nos Estados Unidos, será de 72 dólares.
O novo câmbio SRAN NX mantém as formas e funcionalidades similares dos modelos topo de linha de 11 velocidades da marca, substituindo algumas partes de alumínio pelo aço inoxidável. Além disso, utiliza polias de 12 dentes e o tradicional sistema de bloqueio que permite a retirada da roda de forma simples e prática.
O novo câmbio SRAM NX pesa 332 gramas e custará cerca de 74 dólares.
Assim como outros modelos da SRAM, o novo grupo NX será oferecido com duas opções de trocadores de marcha, o tradicional trigger de duas alavancas ou o GripShift. Para diminuir os custos de produção, o trigger utiliza uma abraçadeira fixa, não sendo portanto, compatível com o sistema de montagem Matchmaker.
Por outro lado, incorpora um novo sistema de fixação que permite a troca do cabo de marcha sem o auxílio de ferramentas. O peso final do trigger SRAM NX é de 142 gramas, e será comercializado ao preço de apenas 27 dólares (33 dólares no modelo GripShift).
Basicamente idênticas ao modelo SRAM GX, os novos pedivelas NX diferem do modelo anterior apenas pelo grafismo. O modelo de série utiliza aranha de fixação da coroa 94BCD, compatível com coroas a partir de 28 dentes.
Outra versão, destinada ao mercado de OEM, virá com aranha desmontável, o que permitirá a utilização de coroas montadas diretamente no pedivela. Ambos os modelos serão disponibilizados com pernas de 155, 165, 170 e 175mm e compatíveis com movimentos centrais BB30, PF30 68-73mm, GXP 100mm, PF GXP 121mm, GXP PF e GXP 68-73mm.
O peso destes modelos varia entre 680 a 7802 gramas, dependendo da versão. O preço sugerido é de 116 dólares.
Completa o grupo SRAM NX com a nova corrente PC-1110, que será comercializada com um comprimento total de 114 elos e fecho PowerLock, ao preço de 14 dólares.
Comparativo de pesos entre grupos SRAM
Componente | XX1 | X01 | X1 | GX | NX |
Câmbio Traseiro | 220g | 252g | 256g | 265g | 322g |
Cassete | 260g | 275g | 315g | 325g | 538g |
Pedivela | 650g | 655g | 680g | 680g | 680g |
Passador | 91g | 91g | 121g | 122g | 142g |
Corrente | 252g | 252g | 258g | 258g | 273g |
Total | 1.473g | 1.525g | 1.630g | 1.650g | 1.955g |