O objetivo da manifestação, criada originalmente em 2004, é conscientizar a todos para a situação de fragilidade e quase invisibilidade dos ciclistas nas ruas, tanto por parte dos motoristas como pelo poder público.
Com o lema “Obsceno é o trânsito”, os participantes procuram reverter a ‘invisibilidade’ dos ciclistas nas vias públicas, utilizando seus corpos como cartazes para espalhar as mensagens de conscientização.
O princípio da WNBR é “o quão nu você ousar”. Ou seja: a nudez total não é obrigatória, mas é encorajada ao menos parcialmente. Quem sair de casa para pedalar com o grupo não precisa necessariamente tirar suas roupas, mas a nudez é incentivada pelos organizadores.
De acordo com os organizadores, a nudez representa a fragilidade do ciclista em meio à agressividade do trânsito, que muitas vezes só passam a ser notados pelos motoristas, imprensa e pelo poder público ao pedalar sem roupa.
Cidades participantes – Várias cidades brasileiras confirmaram a realização da manifestação, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza, além de Blumenau, Recife e Salvador, que participam pela primeira vez do protesto.
Para conferir o horário e local da concentração da Pedalada Pelada em sua cidade, acesse as respectivas páginas dos eventos no Facebook: