Atleta da Seleção encerra primeiro dia na 16ª posição da Omnium. Competição segue neste sábado (5)
Gideoni Monteiro mostrou nesta sexta-feira (4) que está determinado e evoluindo bastante na Omnium, uma das provas mais complexas do ciclismo de pista. No Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo disputado em Londres, na Inglaterra, o brasileiro está competindo contra grandes nomes do circuito mundial, como o multicampeão Mark Cavendish e Elia Viviane, entre outros. O brasileiro suportou bem a pressão e representou muito bem o Brasil no primeiro dos dois dias de provas.“A Omnium é uma verdadeira batalha em cada prova. Hoje enfrentamos as três primeiras corridas do programa e estou confiante. Acredito que poderia ter terminado o dia ainda melhor na classificação se não tivesse caído na prova de Eliminação. Estava me sentindo muito bem e poderia somar pontos importantes, mas infelizmente o holandês acabou caindo na minha frente e foi inevitável. Foi um susto grande. Agora é descansar para estar bem nas provas finais de amanhã”, contou Gideoni.
Na Scratch, Gideoni viu os principais atletas do World Tour mostrarem seu talento e encerrou na 17a colocação. Na perseguição individual, o nível continuou intenso e o brasileiro terminou em 18o lugar. Já na prova de eliminação, que fechou o primeiro dia, Gideoni surpreendeu, mostrou bastante personalidade e chegou a ficar entre os líderes. Porém acabou caindo restando menos de dez voltas para o final, atrapalhando diretamente o seu desempenho. Mas com muita superação, voltou para a competição e conquistou a 9ª colocação. Com isso, o ciclista da Seleção Brasileira encerrou o primeiro dia de provas na 17ª posição, com 38 pontos. O líder é o italiano, campeão europeu, Elia Viviane, com 104 pontos.
“Foi um dia muito difícil. O nível das provas foram fortíssimo. No começo ele estava bem nervoso, mas fui conversando com ele, que foi focando, melhorando e na terceira prova poderia até ter conquistado um top 5, mas devido à queda não foi possível continuarmos na disputa até o final. Estou muito feliz em ver a evolução dele diante de atletas profissionais. Amanhã será um dia decisivo. Espero que nenhum imprevisto aconteça para entrarmos na pista focados apenas em fazer o nosso melhor”, comentou Emerson Silva, técnico da Seleção Srasileira.
Neste sábado (5), Gideoni volta a pista do velódromo olímpico de Londres para as provas de 1km contra-relógio, Flying Lap (volta lançada) e prova por pontos.