Prova reuniu atletas de 15 países e um público de cerca de 15 mil pessoas durante os três dias de sua realização
A etapa que abriu a temporada 2016 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) em Araxá ficou para a história. Em 13 anos que o evento acontece na cidade, esta foi a primeira vez que atingiu tantas nações. Aproximadamente atletas de 15 países estavam na competição: Sérvia, Áustria, Polônia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Estados Unidos, México, Costa Rica e diversos da América do Sul. Os grandes atletas do mountain bike brasileiro também deixaram a disputa mais acirrada e mais emocionante, já que correram ao lado da torcida, um público de cerca de 15 mil pessoas durante os três dias de evento.Brasil e Polônia subiram nos locais mais altos do pódio. Na Elite Feminina, a polonesa Maja Wloszczowska levou a melhor, seguida da mexicana Daniela Campuzano e Raíza Goulão. Na Elite Masculina, Henrique Avancini manteve o primeiro lugar pela terceira vez na etapa, seguido do português David Rosa e o brasileiro Shermann Trezza.
Ao todo os campeões da etapa, Henrique Avancini e Maja Wloszczowska, somaram 160 pontos no ranking da União Ciclística Internacional. Os dois já estão classificados para os Jogos 2016 e com os pontos poderão melhorar a posição de largada nos Jogos Olímpicos e aumentar os pontos das respectivas nações no ranking.
O comissário da UCI, o canadense Jason Howard, supervisionou o evento há dois anos e voltou em 2016. Ele disse foi possível ver que a CIMTB Levorin cresceu ainda mais. “Simplesmente é muito legal voltar e ver que a CIMTB Levorin está chegando cada vez mais longe e ficando cada vez melhor. A organização está ótima. Ciclistas de outros países estão vindo, temos atletas da Europa, o que é fantástico, e também da América do Norte a América do Sul. É definitivamente uma vantagem ter tantos atletas no Brasil representando a competição internacional e isso ajuda a construir a disputa e criar um nível de competição mais alto, fazendo com os próprios atletas brasileiros fiquem ainda mais fortes”, disse.
Para o organizador do evento, Rogério Bernardes, 2016 foi um marco para a CIMTB Levorin e Araxá. “Tivemos presença de grandes nomes do mountain bike mundial e disputas espetaculares. Além disso, o público presente no evento foi muito grande e deu um show”, afirmou.
Agora a CIMTB Levorin se prepara para a sua segunda etapa, em São João Del Rei entre os dias 13 e 15 de maio.