Mais rígidas e resistentes, novas rodas Crossmax Pro e Crossmax Elite do fabricante francês contam com aros com 22mm de diâmetro interno e perfil hookless
Conhecida pela altíssima qualidade de seus produtos, a francesa Mavic anuncia a atualização de sua conhecida linha de suas rodas para bicicletas MTB Crossmax, que passa a contar com mais dois modelos em seu catálogo.Voltadas para a utilização em XC de alto rendimento, as novas Mavic Crossmax Pro e Mavic Crossmax Elite XC destacam-se dos demais modelos da linha pelo maior diâmetro de seus aros (25mm externo e 22 interno) e pela utilização de um perfil interno do tipo hookless, sem o chanfrado de retenção do pneu.
Disponíveis nas medidas 27.5 e 29 polegadas, são compatíveis com eixos de rodas nas medidas 100 ou 110mm (roda dianteira) e 135 ou 142mm (traseira) e, como não poderia deixar de ser em uma roda desenvolvida pro um dos precursores do sistema tubeless, são compatíveis com montagens sem câmara de ar (nativamente no modelo Crossmax Pro e mediante a instalação de um kit na Crossmax Elite).
Crossmax Pro
Derivada do modelo Crossmax SLR, a nova Crossmax Pro herda de sua antecessora o enraiamento com entrelaçamento radial no lado do freehub e entrelaçado 2x no lado esquerdo, feito com raios Zicral, uma liga de alumínio exclusiva que reúne características de leveza e resistência superiores ao aço.
O cubo dianteiro é construído em fibra de carbono, com suas flanges em alumínio. Já o cubo traseiro é inteiramente em alumínio e seu núcleo utiliza o exclusivo sistema ITS-4 de 4 linguetas de retenção. Como seria de se esperar, a Crossmax Pro será oferecida nas opções de núcleos Shimano ou SRAM XD.
Com seu peso total estimado em 1.535 gramas (aro 27.5″) ou 1.590 gramas (aro 29″), o par de rodas Mavic Crossmax será comercializado ao preço de 1.099,90 dólares.
Crossmax Elite
Mais barata que a Crossmax Pro, mas nem por isto menos competente, a nova Crossmax Elite utiliza como base aros de Maxtal, outra consagrada liga de alumínio exclusiva da Mavic. com 24 furos por roda. São enraiados por entrelaçamento 2x com raios laminados de dupla espessura construídos em aço.
Tanto o cubo dianteiro quanto o traseiro são produzidos em alumínio e são compatíveis com eixos de rodas de 100 ou 110mm (roda dianteira) e 135 ou 142mm (traseira).
Disponibilizado em duas opções de cores (preta/cinza e preta/vermelha), o par da nova Mavic Crossmax Elite pesa 1.565 gramas (aro 27,5″) e 1.615 gramas (aro 29″) e será comercializado ao preço médio de 750 dólares.