Novo acessório Omni permite a montagem de até seis câmeras Hero4 Black, cada uma com resolução 4K, para registrar vídeos em 360ºde conteúdo imersivo
A líder mundial na produção de câmeras de ação GoPro anunciou esta semana sua entrada oficial no universo da realidade virtual. A companhia apresentou o Omni, um acessório que possibilita a montagem de até seis câmeras da marca, de forma a permitir a captura de conteúdo de vídeo em 360 graus – o que já é possível atualmente com acessórios similares.Embora o fabricante ainda não tenha anunciado a data de lançamento, a novidade já está sendo ansiosamente aguardada por aqueles que são amantes das chamadas câmeras de ação. Especula-se que a nova GoPro Omni chegue ao mercado custando pelo menos US$ 3 mil, preço bastante acima de alguns modelos de câmeras de realidade virtual que custam cerca de US$ 600 nos Estados Unidos – ou seja, provavelmente o produto será destinado à profissionais da área de vídeo.
Preço alto – Segundo especialistas, a questão do alto preço final, aliado novos lançamentos de produtos similares a preços mais atrativos como a Samsung Gear 360 e a Nikon KeyMission 360, podem acabar atrapalhando os planos da GoPro de liderar o mercado de realidade virtual, ainda que suas câmeras e componentes sejam de qualidade inquestionável.
Além disso, novas startups têm surgido apresentando produtos que chamam atenção não somente pela qualidade prometida, mas também pelo custo final. Um deles é a Bublcam, que custa 800 dólares ou ainda a Allie Home Camera, que vende seu produto por US$ 500 na Amazon. Mesmo com a reconhecida qualidade das câmeras GoPro e a indubitável qualidade das imagens capturadas pelo produto, essas e outras câmeras all-in-one disponíveis no mercado têm em comum não somente o custo mais acessível para a população, como também a possibilidade de serem usadas de diversas formas – desde recreativamente, passando pelo monitoramento doméstico e empresarial, até o uso profissional.
Ou seja, até o momento, a GoPro não foi capaz de lançar câmeras de realidade virtual de entrada para o público geral e por esse motivo ainda encontra-se impossibilitada de assumir a liderança na corrida desse segmento específico.