Grupo intermediário da marca japonesa herda vários recursos das linhas Deore XT e XTR
No mesmo dia em que anuncia seu novo grupo eletrônico Deore XT Di2, a gigante japonesa Shimano atualiza sua linha intermediária SLX com alguns recursos até então disponíveis apenas nos modelos topo de linha.Desenvolvido para a utilização com cassetes de 11 velocidades, o novo grupo Shimano SLX M7000 terá a opção de utilização com uma ou duas coroas em seu pedivela.
Disponibilizado ao mercado como resposta ao lançamento do grupo rival SRAM NX, o novo Shimano SLX M7000 será comercializado com opções de relação de cassete com 11-40 ou 11-42 dentes, com o diferencial de não necessitar a troca do freehub, como ocorre com seu concorrente.
Reformulado, seu novo câmbio traseiro deriva diretamente de ‘seu irmão mais velho’ Deore XT. Cerca de 20% mais leve em relação ao seu modelo predecessor, o novo SLX conta com a mesma tecnologia RD+, que permite o ajuste da tensão de sua mola.
Outra alteração visível encontra-se nos trocadores de marcha, com um perfil mais baixo e a capacidade de múltiplas trocas em qualquer direção através de seu mecanismo 2-Way Release.
Seu novo pedivela também incorpora a tecnologia utilizada nos grupos XT e XTR, com o corpo em composite e dentes em aço. Será oferecido nas versões com coroa única (para uso com coroas de 30, 32 ou 34 dentes) ou dupla (34-24, 36-26 ou 38-28 dentes).
O modelo de coroa única conta com um endentamento exclusivo denominado Dynamic Chain Engagement que, segundo a Shimano, proporciona uma retenção da corrente até 150% maior que nas coroas convencionais, evitando o descarrilamento.
Freios – Além do sistema de transmissão, os freios da linha SLX também foram remodelados e passam a contar com um cilindro-mestre mais fino, o que ajuda na redução do peso final. Sua abraçadeira também teve suas dimensões reduzidas, o que permite disponibilizar mais espaço no guidão da bicicleta.
De acordo com a Shimano, o novo grupo SLX M7000 deverá estar disponível no mercado mundial a partir do segundo semestre deste ano.