Com quatro pistões de acionamento na pinça dianteira e dois na traseira, novo modelo do fabricante alemão consegue aliar alta potência de frenagem com baixo peso
Um dos primeiros fabricantes em todo o mundo a desenvolver e produzir freios a disco para bicicletas, a Magura volta a inovar com o lançamento dos novos freios MT Trail Carbon, que promete reunir em um único produto baixo peso e a alta potência de frenagem necessária para a utilização em bicicletas MTB de Trail / All Mountain.O novo freio do fabricante alemão caracteriza-se por seu design único, que utiliza dois pares de pistões de acionamento na pinça dianteira e um par no calliper traseiro.
Este conceito inovador surgiu da crescente popularidade das bicicletas mountain bike Trail, que com suas opções de rodas nos tamanhos 27.5, 27.5+ e 29 demandam por freios mais potentes que os utilizados em bikes XC, mas sem o peso extra dos modelos utilizados em DH.
Comprovadamente, o freio dianteiro é responsável por 70% do poder de frenagem de uma bicicleta. É por este motivo que muitas bicicletas e motocicletas utilizam discos de freios maiores no garfo dianteiro em relação aos freios traseiros. Devido a isto, a solução encontrada pela Magura foi a utilização de pinças diferenciadas para casa roda, onde o freio dianteiro conta com 4 pistões de acionamento das pastilhas, resultando em uma maior potência de frenagem.
Para reduzir o peso final, a pinça traseira utiliza apenas um par de pistões, como um modelo de freio a disco convencional. O resultado é um freio com 322 gramas de peso total, 17% mais leves que o modelo Magura MT7, modelo de 4 pistões voltados para as disciplinas de Enduro e DH; e apenas 5% mais pesado que o modelo MT8, de uso em XC e o atual freio mais leve do fabricante alemão.
O novo freio Magura MT Trail Carbon, como seu nome deixa explícito, conta com manetes construídas em fibra de carbono e contam com o acessório Shiftmix, que permite a sua instalação conjugada com trocadores de marcha Shimano ou SRAM em um único suporte, de forma a ocupar menos espaço no guidão e reduzir o peso final.
Como toda a linha de freios da Magura, o novo MT Trail Carbon utiliza óleo mineral específico do marca como fluido hidráulico de acionamento.
Até o presente momento a Magura não divulgou maiores detalhes sobre preços e disponibilidade dos novos freios MT Trail Carbon. Em breve, maiores informações.