Basicamente falando, um bom lubrificante para uso em transmissões de bicicletas precisa reunir características como facilidade de uso, durabilidade e eficiência, que se traduz em uma relação de marchas mais silenciosa e precisa. Além disso, é fundamental que o produto mantenha a água e a sujeira longe dos delicados componentes transmissão, evitando assim a oxidação e o desgaste prematuro.
Composição – Voltado para uso em situações de clima seco e empoeirado, o Muc-Off C3 Dry Ceramic pode ser utilizado em bicicletas de estrada, mountain bikes e de cyclocross. Sua formulação semi-sintética utiliza como base polímeros de flúor (PTFE), de alto poder de penetração e lubrificação, em conjunto com nanopartículas de cerâmica, que minimizam o contato metal com metal da transmissão da bicicleta.
Para garantir que o lubrificante não saia da relação quando a bike passar pela primeira poça de água, um aditivo a base de nitreto de boro atua como uma camada de proteção hidrofóbica (repelente à umidade).
O resultado, segundo o fabricante, é um lubrificante com um coeficiente de atrito até 10 vezes menor que um lubrificante comum a base de petróleo.
Devido a sua natureza semi-sintética e livre de componentes derivados de petróleo, a Muc-Off alega que o C3 Dry Ceramic é biodegradável, embora não exista em seu site ou na embalagem do produto informações ou certificação técnica que garanta esta característica.
Nos tempos que vivemos, onde muitas empresas costumam colocar em seus produtos selos do tipo “amigo da natureza” sem qualquer certificação ou fiscalização, confesso que vejo este tipo de coisa com uma certa desconfiança…
Aplicação – Como a maioria dos lubrificantes do mercado, o Muc-Off C3 Dry Ceramic deve ser aplicado em sua primeira vez na relação completamente limpa, uma gota por elo da corrente. Para garantir que o produto esteja corretamente aplicado, sua embalagem vem com um mini-chaveiro, com um LED ultravioleta, que reage com um corante especial presente na formulação do lubrificante.
Embora possa ser utilizado à luz do dia, o processo é melhor visualizado com as luzes apagadas.
De acordo com o fabricante, para uma máxima eficácia do produto, a primeira aplicação deverá ser realizada pelo menos quatro horas antes da pedalada.
A aplicação é facilitada graças à embalagem do produto, que possui um bico extra-longo que facilita o acesso aos cantos mais remotos da transmissão.
Poucos minutos após a aplicação, a corrente adquire um aspecto seco, diferente do obtido com óleos comuns. Isto garante que a poeira e demais detritos grudem em sua superfície.
Utilização prática – Observadas todas as instruções de uso, vamos às pedaladas! Logo de início, foi possível observar uma troca de marchas mais precisa e bastante silenciosa.
Após um total de 6o quilômetros de pedalada, conferi se o lubrificante ainda estava na corrente através de uma inspeção visual. Estranhamente, mesmo sob a escuridão, a lanterna UV não reagiu com o corante do C3 Dry Ceramic, o que me fez pensar que o lubrificante havia pura e simplesmente evaporado com o uso, embora ao tocar na corrente deu para perceber que o produto realmente estava presente.
Após uma limpeza prévia com um pano de algodão, realizei uma segunda aplicação e parti para outras pedaladas. Fiquei com a certeza de que, após a segunda aplicação, o produto apresentou todo o seu potencial de uso.
Utilizei a bicicleta sob o escaldante sol de Brasília nesta época do ano, tando em estradas pavimentadas quanto em trilhas empoeiradas e, mesmo passando sobre poças de água e lama a corrente manteve-se sempre com um bom aspecto, sem acumular sujeira mesmo em seus elos internos.
Aplicado sobre as molas de retenção dos pedias de encaixe da bike, o C3 Dry Ceramic resultou em clipagens e desengates mais suaves e precisos, com menor esforço e sem acúmulo de barro.
Outra vantagem evidente do lubrificante da Muc-Off foi constatado durante a lavagem da bike. Ao contrário de lubrificantes a base de cera ou de derivados de petróleo, o produto saiu facilmente após a aplicação do desengraxante, sem a necessidade sequer de utilizar escovas na relação.
Após dois meses de uso, confesso que deixei meu antigo lubrificante favorito de lado e passei a utilizar apenas o C3 Dry Ceramic como produto “oficial” de minha bike, pelo menos enquanto a época das chuvas não chega. Aprovadíssimo!
Muc-Off C3 Dry Ceramic Lube
Facilidade de uso
Capacidade de penetração na corrente
Proteção contra corrosão
Eficácia em clima seco
Eficácia na chuva e na lama
Durabilidade
Preço
Ótimo!
Um lubrificante de alta performance e durabilidade, indicado para ciclistas que exigem o máximo de suas bicicletas
Pontos positivos
- Alto poder de penetração na corrente
- Durabilidade
- Não acumula sujeira
Pontos negativos
- Preço
- Não é tão eficaz na chuva e na lama
- Falta de maiores informações técnicas que comprovem a sua biodegrabilidade
Conclusão – Um lubrificante de alta performance e durabilidade, que mantém a relação da transmissão limpa, silenciosa e livre de detritos. Com seu preço médio de mercado de 60 reais (bisnaga de 50ml), não se trata de um produto dos mais baratos em relação aos demais produtos oferecidos no mercado, mas sem dúvida possui uma performance bem acima da média.