A nova linha Scalpel SI 2017 conta com uma série de notáveis modificações em relação a suas predecessoras, com destaque para seu novo quadro totalmente redesenhado, que conta com um novo posicionamento do amortecedor traseiro e a adoção da tecnologia SI (System Integration).
O resultado é uma nova bicicleta que tem de tudo para não apenas ser o novo objeto de desejo de mountain bikers do mundo inteiro, mas também uma redefinição do conceito de bicicleta XC full suspension.
System Integration – Pensar em uma bicicleta como um todo, em uma total integração do quadro e dos demais componentes, resultando em uma bicicleta competitiva em qualquer circunstância, sem a necessidade de upgrades futuros e abrindo mão de tudo que seja desnecessário. Este é o princípio da filosofia System Integration (SI), adotada pela nova linha Scalpel SI 2017.
Na nova linha, a marca norte-americana adota definitivamente o conceito de tamanho de rodas em função do tamanho do quadro, utilizando rodas no formato 27.5″ para bicicletas nos tamanhos XS e S, mantendo o tamanho 29 polegadas para os quadros M, L e XL. O resultado é uma geometria coerente com todos usuários de todos os tamanhos.
Geometria revisada – A alteração mais notável a primeira vista é o posicionamento do amortecedor traseiro em relação aos modelos anteriores. Agora, o componente cria uma linha reta virtual entre os stays da balança traseira e o tubo superior do triângulo principal do quadro, o que resulta em um visual mais clean e fornece maior espaço para o suporte de garrafas, algo fundamental em uma bike XC/Marathon.
Seguindo a tendência mundial, o quadro da Scalpel SI possui roteamento interno dos cabos de marcha e freios, com um prático sistema de trava que impede que os mesmos chacoalhem em seu interior. O quadro prevê ainda o roteamento interno de cabos e um exclusivo compartimento para a bateria de sistemas de transmissão eletrônicos localizado no tubo superior, de forma a não atrapalhar a instalação de canotes de selim telescópicos.
Com design derivado de bicicletas de Trail, a Scalpel SI conta com um tubo superior mais longo e stays de 43,5cm (um centímetro mais curtos que nos modelos anteriores) nos quadros 29er. A caixa de direção passa a ter 69,5º (nos modelos anteriores era de 71º). esta alteração, em combinação com uma nova mesa mais curta de 55mm, permite uma maior manobrabilidade em baixa velocidade.
E por falar em mesa, a Cannondale dá adeus ao seu sistema de mesa integrada OPI. Agora, o amortecedor dianteiro Lefty passa a ter um tubo de direção de 1,5″, aumentando assim as opções de escolha de mesas. O que se por uma lado é bom, por outro lado torna-a incompatível com modelos anteriores da própria marca.
Tanto o amortecedor dianteiro Lefty quando o traseiro passam a ser acionados simultaneamente através de um novo controle remoto de acionamento hidráulico no guidão.
A nova linha Cannondale Scalpel SI 2017 será composta por 10 modelos, diferentes entre si pela escolha do material do quadro (carbono ou alumínio) e opções de componentes.
Cannondale Scalpel-SI Black Ink
Modelo topo de linha, equipado com grupo eletrônico Shimano XTR Di2 e rodas de carbono Enve M50.
Cannondale Scalpel-SI Team
Equipada com grupo SRAM XX1 Eagle de 1 x 12 velocidades, freios SRAM Level Ultimate e rodas de carbono Enve M50.
Cannondale Scalpel-SI Race
Equipada com grupo Shimano XTR mecânico e rodas de carbono Enve M50.
Cannondale Scalpel-SI Hi Mod 1
Um dos modelos mais chamativos da linha, vem equipado com grupo transmissor e freios Shimano XTR e rodas Cannondale Czero.
Cannondale Scalpel-SI Carbon 2
Equipada com grupo transmissor SRAM XX!, freio Shimano XTR e rodas Cannondale Czero
Cannondale Scalpel-SI Carbon 3
Equipada com grupo transmissor e freios Shimano XTR e rodas Stan’s NoTubes.
Cannondale Scalpel-SI Carbon 4
Equipada com grupo transmissor e freios Shimano XTR, rodas Stan’s NoTubes e pedivela Cannondale SI.
Cannondale Scalpel-SI 5
Modelo ‘econômico’ da linha, construído com quadro em alumínio, grupo transmissor SRAM GX, freios Deore e rodas Stan’s ZTR
Cannondale Scalpel-SI Carbon Women’s 1
Modelo desenvolvido especialmente para o biotipo feminino, é comercializada apenas com rodas no tamanho 27.5 polegadas, grupo transmissor SRAM XX1, freios Shimano Deore XT e rodas Cannondale Czero.
Cannondale Scalpel-SI Carbon Women’s 2
Modelo feminino ‘básico’ da linha, equipado com grupo e freios Shimano Deore XT e rodas Stan’s ZTR
Uma história de sucesso – Em sua quinta geração, a Cannondale Scalpel é um dos modelos de bicicletas full suspension mais premiados da história do mountain bike.
Surgida em 2002, o modelo revolucionou o mercado com seu quadro de alumínio com stays de carbono, tornando-se a primeira full suspension de XC a competir na Copa do Mundo XCO.
Nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, uma nova Scalpel desenvolvida especialmente para a ocasião sestacava-se pelos seus 63 milímetros de curso de amortecimento traseiro.
Totalmente renovada em 2008, a Scalpel assumiu o desenho que caracteriza a estética dos modelos atuais, com seu amortecedor traseiro reposicionado sob o tubo superior do quadro, tornando-se a primeira full suspension a vencer um Campeonato Mundial XCO.
O ano de 2012 consagrou a Scalpel como uma das bicicletas mais desejadas do mundo, graças a seu quadro construído integralmente em carbono e um curso de amortecimento traseiro ampliado para 100mm, que possibilitou a Manuel Fumic a 3ª colocação na Copa do Mundo XCO de 2014.