Entre os modelos que desembarcaram em nosso país através da Julio Andó, distribuidora exclusiva da marca no Brasil, destaca-se a CC10L, uma mochila de hidratação destinada ao aos adeptos de pedaladas de média e longa distância, assim como praticantes de All Mountain/Enduro que precisam de espaço para armazenar seus acessórios de proteção.
A mochila chama a atenção por seu design retangular com cantos arredondados e um grafismo invulgarmente colorido, onde a cor predominante azul claro se mistura com zíperes amarelo, verde, azul e vermelho, cada um referente a um compartimento diferente, o que facilita sua rápida identificação. Para quem é adepto da sobriedade, uma versão inteiramente na cor preta também pode ser adquirida no Brasil.
Com 10 litros de capacidade de carga total (incluindo até 3 litros de água), a CC10L possui espaço de sobra para o ciclista levar o que precisar para as trilhas. Muito bem construída, não encontrei costuras fora do lugar ou sobras de material, o que denota um ótimo controle de qualidade do fabricante.
Especificações técnicas
Capacidade máxima | 10 litros |
Peso | 600 gramas |
Dimensões | 20 cm x 50 cm x 10 cm |
Material | Nylon 210 / D Ripstop revestido PU, P600 / D revestido PU, 3D Air Mesh, Air Malha |
Reservatório de água | Hydrapak de 2 litros |
Apresentação – Robusta, porém leve e ergonômica, a CC10L é confeccionada externamente em tecido de Nylon 210, que recebe um tratamento térmico denominado Ripstop, que reforça suas fibras aumentando a resistência à abrasão, além de repelir água com mais eficiência que nos tratamentos químicos convencionais. Nas áreas de maior atrito como nas alças e no fundo, é utilizado o P600, tecido sintético de altíssima resistência e ao mesmo tempo leve.
A parte posterior da mochila CC10L utiliza uma combinação de tecnologias para manter o conforto térmico na região das costas. Confeccionada em 3D Air Mash, um tecido de estrutura tridimensional que oferece características únicas de ventilação e acolchoamento, a região é confeccionada em forma de dutos, em uma tecnologia denominada Air Pad System, que canaliza o fluxo de ar quente para fora da mochila.
Para melhorar ainda mais a ventilação, as alças da mochila utilizam acolchoamento perfurado para permitir a passagem do ar. O resultado é uma das mochilas mais arejadas que já experimentei.
No compartimento frontal, de zíper amarelo, há espaço para armazenar de foma organizada, câmara de ar, reparos para pneus, ferramentas, bomba de ar e o que mais se fizer necessário.
O compartimento acima, de zíper vermelho, é acolchoado em seu interior, de forma armazenar óculos ou smartphones sem o risco de danificá-los. O espaço reserva ainda um bolso telado para guardar dinheiro e outras miudezas.
O compartimento principal, onde fica acondicionado o reservatório de água, não possui divisões, e pode ser utilizado para guardar equipamentos de segurança como joelheiras e cotoveleiras (no caso de praticantes de Enduro), ou roupas e alimentação (para cicloturistas e outros adeptos de longas distâncias). O compartimento reserva ainda uma bolsa telada para a guarda de chaves e outros objetos.
Um último compartimento, de zíper verde, está situado na parte inferior da mochila e armazena uma prática rede para fixar e proteger o capacete quando não está sendo utilizado.
Reservatório – A mochila de hidratação Evoc CC10L vem com um reservatório de água com capacidade para até 2 litros, embora seja compatível com refis de até 3 litros. O reservatório é fabricado pela Hydrapak, um dos maiores especialistas do mundo em soluções de armazenagem de água para esportes outdoor.
Possui marcação impressa da litragem e utiliza um engenhoso sistema de fechamento onde um grande clip plástico ‘morde’ toda a parte superior do saco. O resultado é um reservatório fácil de preencher e de ser higienizado, já que podemos enfiar a mão inteira em seu interior. De acordo com o fabricante, pode ser levado diretamente ao congelador e suporta temperaturas de até 60 graus Celsius.
O refil é produzido em material 100% livre de BPA e PVC, e recebe um tratamento especial antimicrobiano e anti-fúngico, resultando em um reservatório livre de gostos estranhos.
Sua mangueira proporciona um bom fluxo de água e pode ser montada tanto do lado esquerdo quanto direito da mochila. O bico de acesso possui trava para evitar o vazamento acidental de água.
Na trilha – Devidamente equipada com água, ferramentas e todos os acessórios que geralmente levo nas trilhas, coloquei a CC10L em ação. Apesar de seu tamanho grande, a mochila mostrou-se extremamente confortável, mesmo quando cheia. É possível alterar facilmente a altura das alças, do cinto ventral e do peitoral (cujo fecho é também um apito de alerta).
Gostei particularmente da tecnologia Air Pad System. Entre todas as mochilas que já experimentei esta é, sem dúvida, a que menos esquentou minhas costas.
Uma vez corretamente ajustada, em nenhum momento a mochila se movimentou involuntariamente, mantendo a pedalada previsível e segura, mesmo nos terrenos mais acidentados.
A mochila mostrou-se resistente ao choque com arbustos e galhos e resistiu bravamente a respingos de água.
Particularmente senti falta de um bolso lateral de acesso rápido para celular ou câmera. A solução encontrada pela Evoc de guardá-los no compartimento superior embora os mantenha seguros, exige a retirada da mochila das costas, o que não é muito prático.
O sistema de armazenagem de capacete é um dos mais interessantes que vi, pois protege de maneira eficaz mesmo capacetes do tipo full-face (fechados).
Excelente opção em mochila de média/alta capacidade
Estética
Funcionalidade
Impermeabilidade e proteção
Resistência
Conforto
Reservatório de água
Preço
Ótimo
Confortável e resistente. Só faltou um bolso lateral de acesso rápido...
Conclusão – Um dos acessórios mais utilizados na prática do mountain biking, a mochila de hidratação é também um dos acessórios com maior número de opções nas lojas. Apresentar um produto de alta qualidade e com características diferenciadas é a diferença entre o seu sucesso ou o seu fracasso e a Evoc mostrou que não entrou neste nicho de mercado apenas para ser mais uma opção.
Comercializado por R$ 509,90 (ou R$ 458,91 a vista), a mochila de hidratação Evoc pode ser considerada cara por alguns, mas para quem deseja um acessório de alta qualidade e desempenho, trata-se, sem dúvida, de uma ótima opção que não fica nada a dever a concorrentes em sua faixa de preço, como a Camelbak, a Osprey e a Shimano. Ao contrário, a concorrência que se cuide!
Pontos positivos
- Robustez
- Conforto
- Regulagem de distribuição da carga
- Circulação do ar nas costas
- Espaço interno
Pontos negativos
- Faltou um bolso de acesso rápido para o celular ou câmera