Após perder espaço no XC/Trail para fabricantes que apostaram suas fichas na tecnologia da fibra de carbono, a marca retorna ao seguimento em grande estilo com o lançamento de sua reformulada linha Hei Hei DL, que incorpora uma série de tecnologias destinadas a transformá-la em um novo referencial na categoria.
Destinada a utilização em XC, a nova Hei Hei DL possui geometria e componentes capazes de aguentar todos os abusos de trilhas mais técnicas.
Totalmente reprojetada a partir de um novo quadro em fibra de carbono monocoque, a nova Hei Hei DL utiliza um novo sistema de suspensão traseira integrada ao triângulo principal, denominado Fuse Independent Suspension.
Este sistema elimina o pivô da balança traseira situado entre os stays inferiores e os superiores, contando com a própria flexibilidade da fibra de carbono para se movimentarem. Como resultado, temos uma suspensão com maior rigidez lateral, mais leve e, por ser mais simples, com menor gasto de manutenção. Para aumentar ainda mais a rigidez e a resistência da suspensão, os stays inferiores são assimétricos, com o braço esquerdo mais alto em relação ao solo.
A geometria segue os padrões que sempre fizeram a fama das bicicletas Kona: traseira curta, 68º de ângulo da caixa de direção, mesa curta e tubo superior longo, resultando em uma bicicleta polivalente, capaz de subir bem, mas com clara vantagem nas descidas.
Desenvolvido especificamente para transmissões de coroa única, o quadro da nova Hei Hei DL não possui ancoragem para câmbio dianteiro e utiliza o padrão de eixos de rodas Boost, com 148mm. Conta com roteamento interno dos cabos de marcha, mas não para os do freio traseiro e do canote telescópicos de selim, que são externos para facilitar a manutenção.
O peso total do quadro é de 1,8kg, bastante leve para uma full suspension desta categoria. Para se ter uma ideia, o quadro da Hei Hei DL 2017 é 240 gramas mais leve em relação a sua predecessora.
A Kona Hei Hei DL 2017 é equipada com grupo transmissor Shimano Deore XT de 1 x 11 velocidades. Os amortecedores escolhidos foram os Fox Float na dianteira, com 120mm de curso e canelas oversized de 34mm; e o traseiro Fox Float Performance, com três posições de ajuste (Firm, Medium e Open) e sitema de pistão duplo.
Os freios são Shimano Deore XT, com rotores Shimano SLX, com 180mm (dianteiro) e 160mm (traseiro).
Para facilitar as manobras nas descidas técnicas, a Kona Hei Hei DL 2017 conta com o canote telescópico de selim KS Lev Integra, com botão remoto de acionamento localizado no guidão da bicicleta.
De acordo com o fabricante, a nova Kona Hei Hei DL 2017 deve desembarcar nas lojas dos Estados Unidos a partir do próximo semestre, ao preço estimado de US$ 5,695.36.
Especificações técnicas
Quadro | Kona Race Light Carbon |
Tamanhos disponíveis | S, M, L, XL |
Amortecedor traseiro | Fox Float Performance |
Amortecedor dianteiro | Fox Float 34 Performance 120mm Tapered |
Pedivela | Race Face Aeffect cinch 1.x |
Coroa | 34t Narrow/Wide |
Movimento central | Shimano Deore PF92 |
Pedais | n/a |
Corrente | KMC X11 |
Cassete | Shimano XT 11-42t 11spd |
Guia de corrente | n/d |
Câmbio dianteiro | n/d |
Câmbio traseiro | Shimano XT Shadow Plus |
Trocadores de marcha | Shimano XT |
Freios | Shimano XT |
Rotor de freio dianteiro | Shimano SLX 180mm |
Rotor de freio traseiro | Shimano SLX 160mm |
Manetes de freio | Shimano XT |
Caixa de direção | FSA No.57B |
Guidão | Kona XC/BC 35 Riser |
Mesa | Kona XC/Road 35 |
Canote de selim | KS Lev Integra w/ Southpaw Lever |
Abraçadeira do canote | Kona Clamp |
Manoplas | ODI Ruffian MX |
Selim | WTB Volt Comp |
Cubo dianteiro | Joytech 110x15mm |
Cubo traseiro | Joytech 148x12mm |
Raios | Stainless 15g Black |
Aros | WTB KOM i29 TCS |
Pneus dianteiro | Maxxis Ardent EXO TR 29×2.25″ |
Pneu traseiro | Maxxis Ikon EXO TR 29×2.2″ |
Cor | Matt Lime/Black/Blue |
Extras | n/d |