Lukas Kaufmann e Rubens Valeriano ficaram em segundo e terceiro respectivamente. No feminino, Erika Gramiscelli ficou com o vice-campeonato e Letícia Cândido na terceira colocação
A SuperElite levantou poeira na tarde deste domingo (15) no Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan) em São João del-Rei. Henrique Avancini e Raiza Goulão somaram 60 pontos no ranking na União Ciclística Internacional (UCI), cada um, depois de ganharem o Cross Country Olímpico da Copa Internacional Levorin de Mountain BIke (CIMTB Levorin). Com os resultados, Raiza Goulão está apenas aguardando a publicação oficial para carimbar o passaporte para o Rio 2016. Avancini, que já garantiu a participação, somou pontos para o Brasil no ranking Olímpico das nações e deixou o país mais próximo da segunda vaga no masculino.Em segundo lugar, Lukas Kauffmann surpreendeu e chegou a liderar a prova. Em terceiro, Rubinho Valeriano também somou pontos para o Brasil. No Feminino, Erika Gramiscelli foi a vice-campeã, seguida de Letícia Cândido.
De acordo com o campeão, durante a corrida, ele criou estratégias. “O circuito é rápido. Uma prova muito constante e isso acaba contribuindo para disputas mais próximas. Hoje, nas duas últimas voltas, a gente tinha um grupo de quatro atletas. Eu tinha minha estratégia traçada e imaginava que iria atacar na quinta volta. Eu consegui encaixar meu ataque pouco mais de uma volta e meia do final. Quando eu fiz meu ataque, eu tinha uma pequena margem física e não estava sozinho, foi difícil. Rubinho e Lukas vieram disputando a segunda colocação e o resultado foi importantíssimo tanto pra mim quanto para o Brasil. Isso deixou a gente muito próximo de ter mais um atleta nos jogos do Rio e estou feliz de conquistar essa vitória”, afirmou.
Lukas Kauffmann conquistou o segundo lugar, e chegou a liderar a prova durante a corrida. “Eu vim muito bem preparado para esta corrida. Eu treinei bastante o Cross Country. A CIMTB Levorin é muito importante. Estava muito bem, muito animado. Minha cabeça estava leve. Fiz uma largada muito boa, me encaixei muito bem na frente e nas primeiras três voltas eu puxei bastante, mas foi bem controlado. No início da quinta volta, o Henrique atacou muito forte. Eu consegui manter meu ritmo e estou muito satisfeito com meu rendimento. O público estava incrível”, contou.
Erika Gramiscelli afirmou que o resultado estava dentro das expectativas. “Faz um mês que voltei a treinar e isso é resultado de muitos anos dedicados ao esporte, muita tranquilidade. Agora, é conciliar a vida de empresária e atleta. Enquanto eu tiver foça, vou dar trabalho”, disse.
Agora, a CIMTB Levorin se prepara para a 3º etapa, em Congonhas, que acontece entre os dias 4 e 6 de novembro, em Congonhas.
Resultados
Classificação Elite Masculino
- Henrique Avancini
- Lukas Kaufmann
- Rubens Donizete Valeriano
- Mário Antônio Veríssimo Oliveira
- Guilherme Gotardelo Müller
- Luiz Henrique Cocuzzi
- Dario Gasco
- Ricardo Alexandre Pscheidt
- Bruno Martins Lemes
- Daniel Carneiro Zóia
Classificação Elite Feminino
- Raiza Goulão Henrique
- Erika Gramiscelli
- Letícia Cândido
- Noelia Margaria
- Evelyn Jaramillo
- Sofia Subtil
- Liege Silva Walter
- Karen Fernandes Olímpio
- Pilar Bustos
- Patrícia Souza
Classificação da Sub- 23 Feminino
- Karen Fernandes Olímpio
- Larissa Cristina da Silva
- Kelly Fernandes Olímpio
- Maria Paula Mesquita Rodarte
- Danielle Maria de Moraes
- Bianca Ramão Gonçalves
- Camila Melo Villela
Classificação da Sub- 23 Masculino
- Bruno Martins Lemes
- Naydson Flaviano Oliveira Cortes
- Celso Figueira de Mello Filho
- Nicolas Rafhael Machado
- Edson Gilmar de Rezende Junior
- Érick Eduardo Bruske
- Gilberto César de Melo Filho
- Willian Souza
- Jefferson Batista Flores da Silva
- Edmilson Arquelino