Novo grupo EX1 conta com pedivela compatível com movimentos centrais ISIS, câmbio reforçado, cassete de oito velocidades e freios a disco de quatro pistões por pinça
Pouco menos de um mês após sua principal concorrente, a Shimano, anunciar o lançamento de sua linha de componentes para mountain bikes elétricas, a norte-americana SRAM divulgou hoje o lançamento de seu primeiro grupo de transmissão voltado especificamente para e-Mountain Bikes.
Embora os atuais grupos de transmissão sejam perfeitamente compatíveis com e-bikes, o novo SRAM EX1 conta com uma série de diferenciais com o intuito de otimizar ao máximo a relação peso/eficiência/durabilidade do conjunto.
Cassete XG-899 E-Block
Quando realizamos uma troca de marchas em uma bike sem assistência elétrica, é recomendado que aliviemos a força da pedalada, de forma não forçar o cassete e a corrente. Já em uma e-bike, o motor encontra-se continuamente tracionando a relação.
Devido à isto, a SRAM projetou um novo cassete de oito velocidades, denominado XG-899 E-Block, mais resistente ao desgaste e com uma relação mais ampla do que a utilizada em modelos comuns. Para se ter uma ideia, enquanto que a relação entre o número de dentes dos diferentes pinhões do cassete variam entre 14-17%, no novo E-Block ela chega a 30%.
Outra mudança necessária foi a alteração do design dos dentes dos pinhões, que resultaram em uma maior velocidade nas trocas de marchas e menor índice de falhas sob carga.
Com a relação 11-48, o cassete XG-899 E-Bloc conta com pinhões de 11, 13, 15, 18, 24, 32, 40 e 48 dentes.
Trocador de marchas EX1 X-Actuation
Com a relação de transmissão atipicamente ampla do cassete, foi necessária a criação de um trocador de marchas compatível. Apesar de sua aparência convencional, o novo passador EX1 X-Actuation conta com engrenagens redimensionadas em seu interior, de forma esticar os cabos com maior eficiência e utilizando o mesmo índice de atuação das demais alavancas de acionamento.
Câmbio traseiro EX1 X-Horizon
O novo câmbio traseiro EX1 X-Horizon conta com as mesmas tecnologias utilizadas nas demais linhas de MTB da SRAM, mas conta com um corpo reforçado e com a polia inferior sobre dimensionada.
Pedivela EX1 E-Crank
Leve, durável e rígido, o novo pedivela Pedivela EX1 E-Crank é construído em alumínio forjado e é compatível com motores das marcas Bosch, Brose, Yamaha e outros que utilizem eixos no padrão ISIS.
O pedivela permite a montagem direta de pinhões de 14, 16 e 18 dentes, além de coroa BCD 104 de 34 dentes, no caso de motores da Brose.
Corrente PC EX-1
Otimizada para utilização em cargas maiores, a nova corrente PC EX-1 possui um chanframento extra em suas placas internas para aumentar a eficiência na troca de marchas.
Freios Guide RE
Para uma maior eficiência na frenagem em bicicletas que pesam muito mais que os modelos comuns, a SRAM optou por lançar o novo Guide RE, o primeiro freio a disco hidráulico do mundo construído especialmente para e-bikes.
O freio herda dos modelos utilizados em Enduro/DH a utilização de quatro pistões por pinça e conta com uma reforçada manete em alumínio, que permite o ajuste de posicionamento sem a necessidade de ferramentas.
De acordo com a SRAM, o novo grupo deverá ser comercializado nos Estados Unidos e na Europa aos seguintes preços sugeridos:
- Cassete XG-899 E-Block: 390 dólares;
- Trocador de marchas EX1 X-Actuation: 48 dólares;
- Câmbio traseiro EX1 X-Horizon: 142 dólares;
- Pedivela EX1 E-Crank: 50 dólares;
- Pinhão X-Sync: 20 dólares;
- Corrente PC EX-1: 25 dólares;
- Freios SRAM Guide: 133 dólares.