Acessório permite informar em tempo real zonas de congestionamento e de risco para ciclistas e ao mesmo tempo envia uma mensagem de protesto ao prefeito da cidade!
Uma empresa sueca especialista em acessórios de segurança para ciclistas está testando em Londres um novo e minúsculo acessório que promete revolucionar o ciclismo urbano da cidade, ao assinalar e compartilhar em tempo real informações sobre zonas de congestionamento e de risco às pessoas que utilizam bicicletas como meio de locomoção.Mais conhecida por seu revolucionário air bag para ciclistas, a Hövding está testando na capital britânica o Flic, um botão inteligente que, instalado no guidão da bike, permite marcar em um mapa colaborativo áreas que oferecem riscos aos ciclistas.
Além de oferecer um panorama real sobre a segurança nas ruas de Londres, o botão permite ainda, através do smartphone do usuário, enviar uma mensagem de protesto diretamente à prefeitura da cidade, cobrando das autoridades o cumprimento de suas promessas no que diz respeito à mobilidade urbana.
Até o momento, a Hövding distribuiu para fins de testes um total de 500 unidades de Flic entre os ciclistas de Londres, segundo explicou em seu blog o especialista britânico em mobilidade urbana Brandon Donnelly.
“Trata-se de uma brilhante iniciativa de uso colaborativo que permite não apenas marcar pontos problemáticos nas ruas da cidade, mas também mostrar às autoridades como nos sentimos em relação a isto”, disse o especialista.
De acordo com o projeto, cada ciclista é instruído a pressionar o botão todas as vezes que se sentir inseguro ou frustrado pelas condições de segurança da via.
Cada vez que o Flic é acionado, uma base de dados demarca o local através de uma conexão Bluetooth entre o botão e o smartphone do ciclista. Ao mesmo tempo, a prefeitura recebe um e-mail reclamando das condições e cobrando providências.
De acordo com Donnelly, o sucesso da iniciativa levou a Hövding a buscar grupos de ciclistas que queiram utilizar o Flic em outras cidades do mundo. Para isto, a marca sueca solicita aos interessados que entrem em contato com a empresa.