Apresentado nesta sexta-feira, 17, o novo ônibus oferece ainda outras facilidades, como wifi, tomadas para carregar celulares, ar-condicionado e terminal para recarregar do Bilhete Único
Durante a apresentação, o secretário municipal de Transportes Jilmar Tatto disse que o novo modelo deverá começará a circular até o fim deste mês. A totalidade dessa frota, que chegará a 1 mil em julho, receberá gradativamente o equipamento.
Segundo Tatto, novos ajustes deverão ser realizados. Dessa forma, o espaço interno, que hoje é para uma bicicleta, poderá ser ampliado para até cinco. “Estamos sempre procurando aprimorar o serviço oferecido e os ciclistas e passageiros têm aprovado”, afirmou o secretário.
Atualmente, todos os terminais de ônibus municipais da cidade de São Paulo possuem bicicletários. Agora, o cidadão que quiser percorrer um trecho de seu trajeto com a bicicleta pode guardá-la no terminal de ônibus ou transportá-la dentro do coletivo.
O músico e ciclista Luciano do Pífano mora em São Paulo há cinco anos e aprovou a iniciativa. Natural do interior de Minas Gerais, ele disse que quanto mais iniciativas como essa, melhor. “Principalmente para diminuir a frota de automóveis e reduzir a poluição”, afirmou o músico, antes de acrescentar que é preciso contar com a conscientização e aceitação das pessoas para que a bicicleta seja ainda mais usada.
Para o diretor de Operações da SPTrans, a novidade valoriza a importância dos ônibus superarticulados. Além do suporte para bikes, os veículos possuem ar-condicionado, tomada USB para celular, conexão WiFi, máquina de recarga de créditos do Bilhete Único, painéis de itinerário eletrônico e sistema de monitoramento das portas por microcâmeras.
Regras para utilização – O embarque das bicicletas é autorizado nos dias úteis entre 10h e 16h e das 19h às 6h. Aos sábados, a liberação é a partir das 14h e transcorre por todo o domingo. Nos dias de feriados, será igualmente livre.
Fonte: SPTrans, por Johnny Goulart