Mais leves, rígidos e desenvolvidos com nova tecnologia, modelos tem como objetivo proporcionar ao ciclista a experiência de pedalar no mais alto nível
A Scott, uma das principais marcas de bicicletas do mundo, apresentou nesta quinta-feira (23) suas duas novas linhas de mountain bikes XC 2017, a Scale (hardtail) e a Spark (full suspension).Com seus quadros mais leves e rígidos em relação ao último ano, as novas bikes foram desenvolvidas com nova tecnologia, comprovando a paixão e o comprometimento da marca suíça que não pensa somente em oferecer ao ciclista um equipamento de alta qualidade, mas também proporcionar o mais alto nível de pedal/competição.
Linha Scale 2017
A grande dominadora de incontáveis batalhas em copas do mundo
Essa super máquina da Scott venceu muitas etapas da Copa do Mundo e pode se gabar de ter conquistado os títulos de campeã mundial e da Copa do Mundo. Quando pensamos em Scale, lembramos de Nino Schurter, pois nenhuma outra combinação atleta / bicicleta venceu tantas competições.
Devido a sua longa trajetória de grandes conquistas, é difícil encontrar uma bike que possa competir com a Scale. Um bom exemplo é o caso da jovem promessa do MTB feminino Jenny Rissveds, que estabeleceu um novo recorde ao vencer todas as etapas da Copa do Mundo Sub-23 em 2015 a bordo deste modelo.
Destaques
- 849 Gramas para o Quadro Scale SL no Tamanho M (Fibras HMX).
- Geometria redefinida: superioridade em todas as manobras (comparado a Scale anterior).
- Em média 47% mais confortável que a Scale anterior sem perder rigidez e ainda mais ágil.
Suporte do caliper de freio traseiro – O funcionamento do seatstay é fundamental para o conforto do atleta enquanto encara os diferentes obstáculos. Para que o seatstay desempenhe o papel de absorver as irregularidades do terreno mesmo durante as frenagens, o suporte da pinça de freio traseiro fica localizado entre os stays superior e inferior traseiro, ao contrário de outras bikes que o posicionam sobre o stay superior.
Nova gancheira – redesenhado para ser integrada ao eixo da roda traseira, o novo design, mais leve e eficiente, evita danos ao quadro em caso de impacto no câmbio traseiro. Disponível para câmbios SRAM e Shimano Direct Mount.
Geometria do quadro – o chainstay da linha 29″ está mais curto em 13mm além de ter o ângulo do tubo do selim 1,1° mais elevado, ajudando a distribuir o peso do ciclista de forma equilibrada entre as duas rodas. A 27,5″ segue a mesma geometria, porém com o chainstay mais curto em 2mm.
“A nova Scale não é só incrivelmente leve, mas também preconiza muito conforto em seu triângulo traseiro, o que é muito importante quando passo por descidas muito técnicas. Ela me poupa energia tanto nas descidas quanto nas subidas. Outra grande mudança é a geometria que me proporciona melhor distribuição de peso entre as duas rodas e uma frente mais estável, além da bicicleta estar mais ágil devido ao chainstay mais curto”, afirma Nino Schurter.
Observação: os modelos 945 e 965 em alumínio não existiam no ano passado. Essas novidades trazem componentes SRAM, algo que não acontecia.
Linha Spark 2017
Leveza com simplicidade
Por despertar o interesse tanto de atletas profissionais quanto amadores, a nova linha Spark vem para atender todos os tipos de ciclistas. Para isto, a Scott desenvolveu quadros específicos para utilização com duas coroas, além de um modelo desenvolvido para transmissão de coroa única.
Baseada no critério seletivo do campeão mundial Nino Schurter na montagem, a nova Spark não é diferente daquela que chega ao consumidor final. Isso vale para todos os 33 modelos da linha. Veja as novidades da versão 2017:
Câmbio dianteiro High Direct Mount – enquanto a Spark antiga utilizava a montagem Direct Mount para o câmbio dianteiro, o modelo 2017 vem com o sistema High Direct Mount nos modelos equipados com duas coroas, o que permitiu mais espaço para a utilização de um pivô principal mais largo e um chainstay mais reforçado. O quadro da Spark RC é projetado especificamente para o uso de somente uma coroa na dianteira, o que resultou em uma maior leveza e rigidez em pontos específicos do quadro, além de retrabalhar a simetria do conjunto, formado por triângulo dianteiro e balança traseira.
Nova balança traseira – construída a partir de uma única peça de carbono moldada, com menos metal em suas junções e menos encaixes. A nova balança resultou na redução do peso total da bicicleta em 130 gramas.
Amortecimento Trunnion Mount – Para 2017 a Scott adotou o novo sistema de amortecimento traseiro Metric Trunnion Mount. O corpo do amortecedor agora se estende entre os dois parafusos de fixação em um novo posicionamento, permitindo um maior curso sem a necessidade de alterar seu comprimento original (165mm). Assim, o curso efetivo do amortecedor passa de 38mm para 40/45mm, representando um ganho de até 7mm durante seu funcionamento.
Tecnologia de amortecimento – O link do pivô foi alterado para um rocket link, permitindo chegar a características e funcionamento do amortecedor superiores ao design anterior. Após anos de estudo, os engenheiros da Scott substituíram a plataforma antiga, pois concluíram que esse sistema é o caminho certo para oferecer a melhor cinemática, aliada ao mais baixo peso e rigidez.
“A nova Spark vem pronta para competir no mais alto nível. Eu não poderia querer no momento uma bike mais perfeita. Ela é inacreditavelmente leve e rígida, me proporcionando a sensação de eficiência de uma hardtail. O comportamento desse novo quadro se encaixa perfeitamente ao meu estilo de pilotagem, pois a nova cinemática proporciona amortecimento mais eficiente e progressivo. A suspensão é mais sensível no início do curso e se torna mais estável do SAG em diante com a progressão do curso final perfeita para o XCO”, analisa o atleta Scott, Nino Schurter.
Leveza nos detalhes: componentes Syncros SL – Reduzir cada vez mais o peso do quadro sem perder rigidez. O segredo de conseguir o melhor resultado dentro desses padrões está nos componentes Syncros SL, presentes, por exemplo, na Scale 700 RC SL. A linha é uma das novidades nas bicicletas 2017 da Scott e foi desenvolvida baseada com objetivo de reduzir o peso, proporcionar maior conforto e aumentar a rigidez estrutural das bikes.
Divisão dos modelos nas linhas – Os modelos Scale serão divididos em RC (carbono HMX); 900, 910, 920, 930 e 935 (carbono HMF); e os 940, 945, 950, 960, 965 e 970 (alumínio). Ao todo são mais de 26 bikes diferentes, tanto 27,5” quanto 29” – além da linha feminina Contessa.
Já na linha Spark, são 33 modelos diferentes, divididos em:
- RC SL; RC World Cup; RC Ultimate e RC Pro 700/900: carbono HMX, 1 Coroa e Susp. Diant. 100mm
- Ultimate e Premium: 700/900: carbono HMX, 2 Coroas e Susp. Diant. 120mm
- 900/700, 910/710, 920/720, 930/730: carbono HMF, Susp. Diant. 120mm
- 940/740, 945/745, 950/750, 960/760: alumínio, Susp. Diant. 120mm
Segurança e proteção – Outra novidade da linha mountain bike da Scott é o novo capacete Centric Plus. Desenvolvido sob acompanhando de pilotos de expressão mundial, ele traz toda a experiência da marca para oferecer maior aerodinâmica, além de mais ventilação e conforto.