Anunciada como a e-bike full suspension mais leve do mundo, bicicleta MTB do fabricante automotivo alemão pesa no bolso: serão produzidas apenas 100 unidades, a 15 mil euros cada
Seja por pressão mercadológica, seja para agradar uns poucos clientes fiéis e endinheirados, vez por outra alguns fabricantes de automóveis lançam no mercado bicicletas de alto luxo e design exclusivo que, uma vez lançadas, são pouco vistas circulando pelas ruas.É o caso da mais nova criação da Audi, a Sport e-Tron. Lançada pela divisão especial de veículos elétricos da montadora alemã, a nova bicicleta se apresenta como a mais leve e-bike full suspension do mundo.
Com seu design futurista desenvolvido diretamente do estúdio de desenho industrial da Audi, em Munique, a Sport e-Tron foi construída em parceria com a Hailbike a partir de um quadro de fibra de carbono fornecida pela Toray, o mesmo fabricante japonês que produz matéria-prima para os componentes aviônicos para a Boeing. Sua balança de suspensão traseira utiliza carbono e liga de magnésio, o que resulta em um peso total de apenas 2,790kg, incluindo sua bateria de 36 volts e 250 watts.
O motor utilizado é o Bosch de 75Nm, com tecnologia Direct Flow, que garante uma boa resposta já a partir de 20rpm.
Todo o sistema de assistência elétrica às pedaladas é monitorado pelo computador Bosch Nylon eBike, instalado no guidão da bicicleta e que fornece informações relevantes em sua tela de LCD colorida de 3.4″ como nível de assistência e de bateria, velocidade atual, máxima e média, além de proporcionar navegação através de um receptor GPS.
De nada vale tudo isto se a bicicleta não contar com componentes de alta qualidade e a Audi não descuidou deste aspecto. A Sport e-Tron conta com amortecedores dianteiro e traseiro da marca DT-Swiss e rodas XMC 1200 da mesma marca. A transmissão utilizada é a Shimano XTR Di2, de acionamento eletrônico. Freios a disco hidráulicos Magura MT8 e selim Selle Italia completam o pacote.
Destinado a um público limitadíssimo, a nova Audi Sport e-Tron terá sua produção limitada a apenas 100 unidades, ao preço ‘camarada’ de 15 mil euros cada e será provavelmente a companheira de garagem de um Audi R8, um RS6 ou algum outro veículo da marca com o preço de 6 dígitos.
Especificações
- Tiragem: 100 unidades
- Formato de roda: 27.5″
- Quadro: High modulus UD carbon monocoque
- Motor: Bosch CX, 250 watts, torque máximo de 75 Nm
- Bateria: Bosch lítio-íon de 36 volts, 500 Wh
- Transmissão: Shimano XTR Di2 11velocidades
- Amortecedor dianteiro: DT Swiss OPM ODL, com 120mm de curso
- Amortecedor traseiro: DT Swiss X313 carbon
- Rodas: DT Swiss XMC 1200 carbon
- Freios: Magura MT8, com manetes de carbono
- Selim: Selle Italia Flite Tekno Flow, customixado com couro original Audi R8
- Computador de bordo: Bosch Nyon computer com navegação GPS
- Velocidade máxima: 25 km/h