Instalado na tarde de hoje (01), totem eletrônico registrou em seus primeiros 45 minutos de atividade 67 bicicletas circulando pela ciclovia
Seguindo a tendência das grandes cidades que desenvolvem projetos sobre mobilidade urbana, Belo Horizonte é a segunda cidade no país, junto com São Paulo, a instalar um totem eletrônico para contagem automática de bicicletas.Instalado na ciclovia da Avenida Bernardo Monteiro, esquina com Avenida Afonso Pena, o equipamento permitirá coletar informações que serão utilizadas em futuras ações de mobilidade cicloviária pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Como funciona: O contador detecta bicicletas de tamanhos e formatos diferentes nas duas direções. A contagem é feita em tempo real, ou seja, os números são atualizados conforme as bicicletas circulam no local. A detecção é realizada por leitores magnéticos posicionados no solo, onde está pintada a ciclovia, que analisam com precisão a massa eletromagnética das bicicletas. No painel do totem a quantidade de ciclistas é exibida em três contagens: diária, mensal e anual.
O totem foi doado à Prefeitura pelo Banco Itaú, patrocinador oficial das já famosas bicicletas ‘laranjinhas’ do sistema de compartilhamento de bicicletas BikeBH.
Apenas em seus primeiros 45 minutos de atividade – das 14h às 14h45, o equipamento registrou 67 bikes circulando pela ciclovia. “O equipamento é muito sensível e só registra bicicletas. O objetivo é estimular o uso deste meio de transporte e mostrar que ele está crescendo cada vez mais na cidade”, disse a coordenadora do Projeto Pedala BH, da BHTrans.
A ação faz parte da campanha ‘BH tem espaço para todos’ #respeiteabicicleta que visa incentivar o uso da bicicleta nas ruas da capital mineira.