Maior fabricante de bicicletas do mundo aprimora seu exclusivo sistema de suspensão Maestro para um melhor desempenho nas subidas e nas trilhas mais técnicas
Conhecida pelo seu ‘conservadorismo’ no que diz respeito às atualizações de suas linhas de bicicletas de mountain bike, a Giant acaba de promover uma pequena ‘revolução’ em suas gamas Anthem e Trance.Após um bom tempo investindo maciçamente nos modelos de estrada e deixando sua linha MTB sem grandes mudanças significativas, o maior fabricante de bicicletas do planeta renova suas bicicletas topo de linha, que passam a contar com nova geometria de quadros e maior curso de amortecimento, além de um novo posicionamento dos pivôs de sua consagrada suspensão Maestro.
Suspensão traseira reformulada
Considerado uma das suspensões para bikes MTB mais eficientes do mundo, o sistema Maestro, desenvolvido e patenteado pela Giant, consagrou-se ao longo dos anos por sua eficiente leitura de terreno. Graças ao criterioso posicionamento de seus pivôs, a Maestro é praticamente imune ao ‘bombear’ causado pelas pedaladas, resultando em um desempenho excepcional para um full suspension que nem por isto deixa o conforto de lado.
Para 2017, a Giant demonstra que time que está ganhando, pode sim, ser mexido. Para adaptar-se à nova realidade dos circuitos mundiais de XC, mais técnicos e difíceis do que nunca, o fabricante taiwanês realizou duas importantes modificações no sistema Maestro.
A mais visível é o novo tipo de montagem do tipo trunnion, onde o ponto de conexão com a suspensão não fica nas extremidades do amortecedor, mas em seu próprio corpo. Isto permite a utilização de amortecedores com menor distância eye-to-eye (entre os dois pontos de fixação), o que resulta em um centro de gravidade mais baixo, mas sem perder curso de amortecimento.
O antigo link de conexão da balança traseira com o amortecedor passa a ser fabricado em uma só peça em fibra de carbono, o que reduziu seu tamanho pela metade em relação aos modelos anteriores. Além de mais rígido e sólido, o novo design permite a utilização de stays mais curtos, o que melhora a eficiência nas subidas e aumenta a agilidade.
Giant Anthem
Modelo topo de linha entre as full suspensions XC, a Giant Anthem foi totalmente reformulada, a começar pela geometria de seu quadro, desenvolvido especificamente para utilização com rodas 27.5 polegadas.
Desenvolvida em estreita colaboração com o veterano atleta da marca Carl Decker, a nova Giant Anthem 2017 teve seu curso de amortecimento aumentado para 110mm na traseira e 120mm na dianteira.
O ângulo da caixa de direção está 0,5º mais aberto em relação ao modelo anterior, permitindo assim uma maior estabilidade. Graças a nova suspensão Maestro, os stays da Anthem ficaram 5mm mais curtos e mais largos, permitindo a utilização do padrão Boost de eixos de rodas e suas reconhecidas vantagens: melhor posicionamento da chainline e mais espaço para a roda traseira.
“Ter tido o privilégio de utilizar todos os 8 modelos anteriores da linha Anthem me dá una sólida base de comparação. Com os percursos cada vez mais duros e técnicos nos circuitos competitivos de XC, a nova Anthem passará a ser um novo referencial”, explica Decker.
A nova linha Giant Anthem 2017 será disponibilizada em 4 versões, com quadros de carbono e liga de alumínio Aluxx SL, incluindo uma versão com maior curso de amortecimento e componentes mais robustos, destinada a utilização Trail.
Giant Trance
Destinada a utilização Trail / Enduro, a Giant Trance também conta com um novo desenho de quadro, desenvolvido para rodas 27.5″ e mais leve do que nunca, seja em sua versão de carbono ou em liga de alumínio Aluxx SL. A geometria passa a contar com uma altura da caixa de centro 5mm menor que no modelo atual, além das mudanças consequentes da utilização da suspensão Maestro já explicadas acima. O curso de amortecimento passa a ser de 140mm (traseira) e 150mm (dianteira).
Sempre utilizando seus atletas de ponta e os grandes circuitos mundiais como laboratório prático, a Giant contou com a colaboração do atleta de Enduro Adam Craig, um dos responsáveis pelo novo projeto.
“As bicicletas do seguimento de Trail / Enduro não param de evoluir. Criar uma bicicleta que sirva para todo tipo de terreno não é algo fácil de se realizar. Uma boa bike de Enduro precisa subir bem e descer melhor ainda. Com a nova geometria e melhorias na suspensão, a Giant Trace está muito próxima da perfeição”, disse Craig.
Serão disponibilizados dois modelos na linha Trance, um em carbono e outro em alumínio.