Fabricante norte-americano renova suas linhas Rip RDO e Jet RDO, que agora aceitam tanto rodas 29 polegadas quanto o formato 650B Plus
Um dos primeiros fabricantes a apostar no formato de rodas 29 polegadas, a Niner Bikes anunciou esta semana dois novos modelos de bicicletas, os primeiros de sua história compatíveis com o formato mid fat 27.5″+ (plus).Longe de abandonar o formato que a consagrou, a marca estadunidense reformulou duas conhecidas 29ers de seu catálogo, que agora passam a ser compatíveis tanto com rodas aro 29″ quanto o formato ‘rodas gordas’ 27.5″+, também conhecido como 650B Plus.
As novas Niner RIP RDO e Niner Jet RDO passam a contar com uma nova balança de suspensão traseira, mais larga e com eixos de rodas Boost (148 x 12mm), o que as torna compatíveis com os dois formatos de rodas, o que permite que seu usuário possa utilizar o formato 29 em competições por exemplo e o formato mid fat para curtir as trilhas mais técnicas com a máxima segurança.
Niner RIP RDO
Um meio caminho entre o Trail e o Enduro. Esta seria a melhor definição da nova Niner Rip RDO, uma bike para dominar as trilhas mais extremas.
Construída a partir de um quadro monocoque de carbono, que recebe um processo de compactação das fibras, está mais leve e resistente do que nunca.
Sob a denominação [R]Evolution, o quadro de RIP conta com nova geometria, com um maior reach (distância entre o centro do pedivela e o centro da caixa de direção). A alteração permitiu um maior espaço para utilização de garrafas de água, além da utilização de mesas mais curtas, resultando em um maior controle da bicicleta.
Seguindo a nova tendência na fabricação de quadros MTB, o ângulo do tubo do selim está agora menos agudo, posicionando-se mais para a frente da bike, o que permite a utilização de stays mais curtos (439mm) sem que a Rip RDO saia por aí ‘empinando’ sem ser solicitada.
O resultado das alterações é uma bicicleta mais manobrável, ágil e segura.
A exclusiva suspensão traseira CVA (Constantly Varying Arc) passa a oferecer 150mm de curso de amortecimento, permanecendo ativa mesmo durante frenagens.
Graças ao novo eixo traseiro Boost, é possível utilizar na Rip RDO tanto rodas 29″ quanto 27.5″+, graças ao maior espaço lateral da balança traseira. Para rodas 29 polegadas, a Niner recomenda a utilização de garfos de suspensão com 160mm de curso, o que resulta em um ângulo de caixa de direção de 67º. manter a mesma geometria utilizando-se rodas no formato 27.5″+, recomenda-se a utilização de suspensões dianteiras com 170mm.
A nova Niner Rip RDO será comercializada sob a forma de quadro avulso ou como bicicletas montadas, com preços a partir de 4.700 dólares (com grupo Shimano SLX de 1 x 11 velocidades) até 9.800 dólares (com grupo SRAM Eagle de 1 x 12 velocidades).
Especificações Técnicas
- Caixa de centro: 73mm BSA (rosqueada) com ancoragem ISCG 05;
- Canote de selim: 30,9mm;
- Roteamento interno dos cabos;
- Abraçadeira do canote: 34,9mm;
- Caixa de direção: 1.125″ x 1.5″(cônica);
- Eixo traseiro: Boost 148 x 12mm;
- Proteção de quadro em titânio;
- Diâmetro de rodas: 29 x 2.5″ ou 27.5″ x 3.0″;
- Compatível com grupos de coroa única SRAM e Shimano;
- Tamanho máximo de coroa: 36 dentes, com Q factor de 168mm.
Jet RDO
Menos agressiva e mais polivalente que sua ‘irmã maior’ a Niner Jet RDO também é compatível com os dois formatos de roda, utilizando para isto um amortecedor dianteiro com 130mm de curso para rodas 29″ ou 140mm, para 27.5″+, o que resulta em um ângulo da caixa de direção sempre de 67,5º.
Ao contrário da Niner Rip RDO, que não é compatível com câmbios dianteiros, a Jet RDO permite a configuração de uma, duas ou três coroas e conta também com ancoragem ISCG 05 para a montagem de tensionadores de corrente.
A altura do centro do pedivela é de 73mm e, ao contrário da maioria dos fabricantes de quadro de carbono, utiliza caixas de direção com montagem de rosca, ao invés dos tradicionais sistemas PressFit.
A nova Niner Jet RDO será comercializada sob a forma de quadro avulso ou como bicicletas montadas, com preços a partir de 4.500 dólares (com grupo Shimano SLX de 1 x 11 velocidades) até 9.500 dólares (com grupo SRAM Eagle de 1 x 12 velocidades).
Especificações Técnicas
- Caixa de centro: 73mm BSA (rosqueada) com ancoragem ISCG 05;
- Canote de selim: 34,9mm;
- Roteamento interno dos cabos;
- Abraçadeira do canote: 34,9mm;
- Caixa de direção: 1.125″ x 1.5″(cônica);
- Eixo traseiro: Boost 148 x 12mm;
- Proteção de quadro em titânio;
- Diâmetro de rodas: 29 x 2.5″ ou 27.5″ x 3.0″;
- Compatível com grupos de coroa única ou dupla SRAM e Shimano.
De acordo com a Niner, as novas bicicletas estarão disponíveis a partir de agosto.