21 de novembro de 2024
Niner Rip RDO

Último baluarte exclusivo de rodas 29″, Niner Bikes adere ao formato 27.5+

Fabricante norte-americano renova suas linhas Rip RDO e Jet RDO, que agora aceitam tanto rodas 29 polegadas quanto o formato 650B Plus

Um dos primeiros fabricantes a apostar no formato de rodas 29 polegadas, a Niner Bikes anunciou esta semana dois novos modelos de bicicletas, os primeiros de sua história compatíveis com o formato mid fat 27.5″+ (plus).

Longe de abandonar o formato que a consagrou, a marca estadunidense reformulou duas conhecidas 29ers de seu catálogo, que agora passam a ser compatíveis tanto com rodas aro 29″ quanto o formato ‘rodas gordas’ 27.5″+, também conhecido como 650B Plus.

As novas Niner RIP RDO e Niner Jet RDO passam a contar com uma nova balança de suspensão traseira, mais larga e com eixos de rodas Boost (148 x 12mm), o que as torna compatíveis com os dois formatos de rodas, o que permite que seu usuário possa utilizar o formato 29 em competições por exemplo e o formato mid fat para curtir as trilhas mais técnicas com a máxima segurança.

Niner RIP RDO

Niner RIP RDO
Niner RIP RDO

Um meio caminho entre o Trail e o Enduro. Esta seria a melhor definição da nova Niner Rip RDO, uma bike para dominar as trilhas mais extremas.

Construída a partir de um quadro monocoque de carbono, que recebe um processo de compactação das fibras, está mais leve e resistente do que nunca.

Sob a denominação [R]Evolution, o quadro de RIP conta com nova geometria, com um maior reach (distância entre o centro do pedivela e o centro da caixa de direção). A alteração permitiu um maior espaço para utilização de garrafas de água, além da utilização de mesas mais curtas, resultando em um maior controle da bicicleta.

Como em toda a linha Niner, a nova Rip RDO será comercializada como bicicleta interia ou quadro avulso
Como em toda a linha Niner, a nova Rip RDO será comercializada como bicicleta interia ou quadro avulso

Seguindo a nova tendência na fabricação de quadros MTB, o ângulo do tubo do selim está agora menos agudo, posicionando-se mais para a frente da bike, o que permite a utilização de stays mais curtos (439mm) sem que a Rip RDO saia por aí ‘empinando’ sem ser solicitada.

O resultado das alterações é uma bicicleta mais manobrável, ágil e segura.

Detalhe do exclusivo sistema de suspensão traseira CVA
Detalhe do exclusivo sistema de suspensão traseira CVA

A exclusiva suspensão traseira CVA (Constantly Varying Arc) passa a oferecer 150mm de curso de amortecimento, permanecendo ativa mesmo durante frenagens.

A Niner RIP RDO conta com uma nova balança de suspensão traseira, mais larga e com eixos de rodas Boost (148 x 12mm), o que as torna compatíveis com os dois formatos de rodas
A Niner RIP RDO conta com uma nova balança de suspensão traseira, mais larga e com eixos de rodas Boost (148 x 12mm), o que as torna compatíveis com os dois formatos de rodas

Graças ao novo eixo traseiro Boost, é possível utilizar na Rip RDO tanto rodas 29″ quanto 27.5″+, graças ao maior espaço lateral da balança traseira. Para rodas 29 polegadas, a Niner recomenda a utilização de garfos de suspensão com 160mm de curso, o que resulta em um ângulo de caixa de direção de 67º. manter a mesma geometria utilizando-se rodas no formato 27.5″+, recomenda-se a utilização de suspensões dianteiras com 170mm.

A nova Niner Rip RDO será comercializada sob a forma de quadro avulso ou como bicicletas montadas, com preços a partir de 4.700 dólares (com grupo Shimano SLX de 1 x 11 velocidades) até 9.800 dólares (com grupo SRAM Eagle de 1 x 12 velocidades).

Especificações Técnicas

  • Caixa de centro: 73mm BSA (rosqueada) com ancoragem ISCG 05;
  • Canote de selim: 30,9mm;
  • Roteamento interno dos cabos;
  • Abraçadeira do canote: 34,9mm;
  • Caixa de direção: 1.125″ x 1.5″(cônica);
  • Eixo traseiro: Boost 148 x 12mm;
  • Proteção de quadro em titânio;
  • Diâmetro de rodas: 29 x 2.5″ ou 27.5″ x 3.0″;
  • Compatível com grupos de coroa única SRAM e Shimano;
  • Tamanho máximo de coroa: 36 dentes, com Q factor de 168mm.

Jet RDO

Jet RDO
Jet RDO

Menos agressiva e mais polivalente que sua ‘irmã maior’ a Niner Jet RDO também é compatível com os dois formatos de roda, utilizando para isto um amortecedor dianteiro com 130mm de curso para rodas 29″ ou 140mm, para 27.5″+, o que resulta em um ângulo da caixa de direção sempre de 67,5º.

A Niner Jet RDO pode ser adquirida sob a forma de quadro avulso
A Niner Jet RDO pode ser adquirida sob a forma de quadro avulso

Ao contrário da Niner Rip RDO, que não é compatível com câmbios dianteiros, a Jet RDO permite a configuração de uma, duas ou três coroas e conta também com ancoragem ISCG 05 para a montagem de tensionadores de corrente.

A altura do centro do pedivela é de 73mm e, ao contrário da maioria dos fabricantes de quadro de carbono, utiliza caixas de direção com montagem de rosca, ao invés dos tradicionais sistemas PressFit.

Detalhe da caixa de centro de 73mm padrão BSA (rosqueada)
Detalhe da caixa de centro de 73mm padrão BSA (rosqueada)

A nova Niner Jet RDO será comercializada sob a forma de quadro avulso ou como bicicletas montadas, com preços a partir de 4.500 dólares (com grupo Shimano SLX de 1 x 11 velocidades) até 9.500 dólares (com grupo SRAM Eagle de 1 x 12 velocidades).

Especificações Técnicas

  • Caixa de centro: 73mm BSA (rosqueada) com ancoragem ISCG 05;
  • Canote de selim: 34,9mm;
  • Roteamento interno dos cabos;
  • Abraçadeira do canote: 34,9mm;
  • Caixa de direção: 1.125″ x 1.5″(cônica);
  • Eixo traseiro: Boost 148 x 12mm;
  • Proteção de quadro em titânio;
  • Diâmetro de rodas: 29 x 2.5″ ou 27.5″ x 3.0″;
  • Compatível com grupos de coroa única ou dupla SRAM e Shimano.

De acordo com a Niner, as novas bicicletas estarão disponíveis a partir de agosto.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização