Atletas vibraram bastante com as novas modalidades inseridas na programação do festival e fizeram a festa durante os três dias de atividades
Maior evento de esportes off road do planeta, o XTERRA Brazil aportou em Mangaratiba para sua quinta edição em 2016. Com mais de 2500 inscritos nas sete modalidades programadas, o XTERRA Costa Verde, que teve início na sexta-feira (8), com a entrega de kits e os simpósios técnicos, reuniu pessoas dos mais variados estilos e faixas etárias para uma jornada cercada de aventura e emoção.O ambiente familiar e a maciça presença do público nas arquibancadas também deram um tom mais que especial para a importante etapa no calendário anual. Os principais destaques desta edição ficaram por conta do XTERRA Night Short Triathlon, inédito em edições do festival, e o XTERRA Night SUP, primeira competição noturna de Stand Up Paddle do mundo. As inovadoras ideias agradaram em cheio aos participantes, que se mostraram muito animados com as novas provas.
O fim de semana de aventura começou cedo para os atletas do XTERRA Endurance 50k. Testando os seus limites e desbravando as belas vegetações de Mangaratiba (RJ), os corredores deram um show de disposição e aguentaram firme as dificuldades impostas pelo percurso. Ao fim da prova, não se teve nenhuma grande surpresa, já que duas figuras carimbadas no evento conquistaram o troféu. No Masculino, o experiente Iazaldir Feitoza precisou de menos de quatro horas para completar os 50km do XTERRA Endurance. Outro nome de respeito em competições do circuito, Rosália Camargo não decepcionou e faturou o título na categoria feminina. Bom ressaltar que, apesar de possuir bastante cancha em disputas deste tipo, Rosália teve uma filha há menos de um ano e fez sua primeira aparição no XTERRA Brazil nesta temporada.
Além da competição de longa duração, a manhã de sábado contou com mais duas provas, uma de média e outra de curta distância. O XTERRA Half Trail Run, que consiste em um percurso de 21km com subidas e passagens por trilhas, teve como vencedores Welerson do Nascimento, entre os homens, e Geisla dos Santos, entre as mulheres. As atividades matutinas foram encerradas com chave de ouro pelo XTERRA Short Trail Run, percurso de 9km. Rildo Ribeiro e Solange Mariano ultrapassaram seus limites, não tomaram conhecimento dos adversários e chegaram ao lugar mais alto do pódio.
Única modalidade realizada no período da tarde, o XTERRA Swim Challange levou centenas de nadadores para o mar. Após 2km de percurso sob um visual paradisíaco, dois atletas confirmaram seu favoritismo e faturaram o título da prova. Beatriz Puciarelli, no feminino, e Artur Pedroza, no masculino, repetiram o resultado do XTERRA Paraty, disputado no mês passado, e chegaram à frente dos outros nadadores. O Night Short XTERRA Triathlon, versão noturna e reduzida do XTERRA Triathlon, e o Night Short XTERRA Triathlon, encerraram com brilhantismo o dia de competições na Costa Verde. Líderes do ranking em 2016, Felipe Moletta – fez disputa acirrada com Diogo Malagon. Entrou junto com o adversário na corrida, mas disparou após o concorrente torcer o tornozelo – e Sabrina Gobbo não deram chances para ninguém e cruzaram a faixa na primeira colocação. No XTERRA Night SUP, destaques para Gui dos Reis e Lena Ribeiro, vencedores entre os profissionais.
No domingo (10), a festa foi, única e exclusivamente, das crianças. O ensolarado dia no Portobello Resort & Safari deu um gostinho ainda mais especial para a lúdica competição, que agrupou jovens de 1 a 13 anos. O entusiasmo dos pais também ajudou para que o evento fosse um sucesso e as crianças se divertissem durante os trajetos personalizados. Felizes com suas participações na corrida Mini Kids e com as brincadeiras desenvolvidas pela organização, elas se reuniram ao fim do XTERRA Brazil para tirar uma bonita foto e provar que o maior festival de esportes outdoor do planeta tem lugar para todas as idades. Para conferir todos os resultados da edição 2016 do XTERRA Costa Verde, clique aqui.
Sobre o XTERRA – O XTERRA nasceu em 1996, no Havaí, criado pelo então atleta Tom Kiely, como a primeira prova de triathlon off-road do mundo. A partir de então a prova se internacionalizou e hoje está presente em mais de 40 países na Ásia, América, Europa e África.
No Brasil, o XTERRA começou em Ilhabela (SP), em 2005, apenas com a prova de triathlon off-road, com aproximadamente 300 atletas e então pouco conhecida entre os brasileiros, mas com muita energia para crescer.
Uma das etapas do circuito XTERRA no Brasil é escolhida para ser classificatória para o XTERRA World Championship, que acontece na Ilha de Maui, no Havaí e reúne os melhores atletas do mundo. O XTERRA Brazil distribui 50 vagas para os mais bem colocados triatletas por faixa etária, masculino e feminino, para a grande final com a nata do triathlon off-road mundial. São reunidos 800 atletas de 32 países para disputar em um percurso extremamente desafiador no terreno vulcânico da ilha americana.