Com novo quadro com apenas 950 gramas de peso, garfo rígido em carbono e eixos Boost, nova Orbea Alma 2017 está mais leve, mais resistente e confortável do que nunca
A Orbea, um dos mais tradicionais fabricantes de bicicletas do mundo, anunciou a renovação de sua bicicleta topo de linha para utilização em XC competitivo de alta performance. Com sua geometria e montagem totalmente reformuladas, a nova Orbea Alma chega ao mercado para ser um novo referencial no mercado de bicicletas hardtail de alta gama.
Com uma nova geometria, mais racing e leve do que nunca, o quadro da nova Alma é construído em um mix de fibras de carbono Toray T700, T800 e M40J, cujas mantas são cuidadosamente cortadas a laser e pré-moldadas em um processo de compactação exclusivo, que demanda nada menos que seis horas de trabalho em seu modelo topo de linha OMR. O resultado é um quadro cujo peso total de apenas 950 gramas e 25% mais resistente que o modelo anterior.
Projetada desde o início para ser uma frequentadora constante dos pódios de provas XC, a nova Orbea Alma conta com um tubo de direção de 69,3º, o que aumenta a sua estabilidade. O tubo de selim está mais vertical (73,5º) em relação ao modelo 2016, melhorando o posicionamento do ciclista nas subidas.
O stack do quadro está mais baixo, o que resulta em uma maior estabilidade graças ao centro de gravidade mais baixo, fator realçado também pela menor altura em relação ao solo, graças à caixa de centro 2mm mais baixa.
Seguindo a tendência de mercado, os stays do triângulo traseiro estão mais curtos, o que aumenta sua agilidade nas curvas.
O tubo superior possui uma curvatura na região próxima ao tubo do selim, que proporciona uma certa flexão de forma a proporcionar uma condução mais confortável. Além disso, os stays superiores estão mais finos e flexíveis, o que resulta em uma maior absorção dos impactos do terreno.
Para cada tamanho, um formato de roda – Como nas demais bicicletas da marca espanhola, a Orbea Alma adota o conceito BWC (Big Wheels Concept), o que significa que o formato de roda está diretamente relacionado ao tamanho do quadro. Assim, os quadros tamanho S(pequeno) utilizam exclusivamente rodas no formato 27.5 polegadas, enquanto que os tamanhos L (grande) e XL (extra-grande) utilizam apenas rodas 29″. Já nos quadros de tamanho médio, é possível optar por um dos dois formatos.
Ainda no que diz respeito às rodas, a Alma 2017 conta com eixos de rodas no padrão Boost, em combinação com stays de 420 e 430mm, de acordo com o formato de roda. Isto permite a utilização de pneus com até 2.4″ de largura, ideais para trilhas lamacentas e técnicas.
Acabamento – O quadro conta com roteamento interno dos cabos e conduítes de freio e marcha, resultando em um visual limpo e sem risco de ‘enganchar’ em árvores e outros obstáculos. Seguindo o novo padrão de roteamento sugerido pelo maior fabricante de componentes do planeta, a Shimano, a rota de passagem dos cabos de marcha está mais direta e simplificada, compatível com os novos câmbios dianteiros do tipo Side Swing. Para os optantes de transmissão de coroa única, a Orbea Alma conta com um guia de corrente exclusivo, de forma a minimizar a ocorrência de queda da corrente.
Garfo rígido – Um dos principais diferenciais da nova Orbea Alma 2017 é seu garfo rígido Spirit, compatível tanto com eixo Boost de 110mm quanto os convencionais de 100mm. Graças a sua largura, é possível a utilização de pneus com até 2.8″ de diâmetro lateral, além de rodas no formato 27.5+ (em quadros para rodas 29″).
Com apenas 575 gramas, o garfo da Alma 2017 proporciona a mesma geometria que um garfo amortecedor de 100mm e SAG ajustado em 25%.
Disponível a partir de outubro deste ano, a nova Orbea Alma será comercializada em seis versões, diferenciadas pela configuração de seus componentes:
Modelo | Preço sugerido |
---|---|
Orbea ALMA M-LTD 17 | 6.499€ |
Orbea ALMA M-TEAM 17 | 6.499€ |
Orbea ALMA M-PRO 17 | 5.499€ |
Orbea ALMA M10 17 | 4.299€ |
Orbea ALMA M20 17 | 3.299€ |
Orbea ALMA M25 17 | 2.699€ |