Principal circuito mundial de Enduro MTB, o EWS terá a quinta de oito disputas neste sábado e domingo (30 e 31) em Aspen, no estado norte-americano do Colorado
Representante brasileiro na elite do Enduro mundial, André Bretas (Specialized Factory Racing Brasil) está em Aspen, no Colorado (EUA), para disputar a quinta de oito etapas do principal circuito mundial da modalidade, o Enduro World Series. Com participações nas quatro provas anteriores, no Chile, Argentina, Irlanda e Itália, o ciclista mineiro ocupa o 56º lugar do ranking mundial, de um total de 210 pilotos, com 198 pontos somados.No Colorado, o grande adversário de Bretas será a altitude de mais de 3.000 metros. “Venho para os Estados Unidos com bastante sede de obter um bom resultado. O maior inimigo de todos será a altitude, porque exige muito do atleta e aquele que estiver mais aclimatado se sobressai. De qualquer forma, vou para a luta com muita vontade e consciência de que sou capaz de ir bem”, define o ciclista de Governador Valadares (MG), que relembra as dificuldade do último desafio internacional.
“Esperava atingir o meu melhor resultado na Itália, após três top 50 no Chile, Argentina e Irlanda. Porém, antes de chegar em La Thuile, enfrentei problemas de logística que complicaram muito meu desempenho. Tive minha bicicleta extraviada no voo e só consegui recuperá-la quando os treinos oficiais já haviam começado. Foi uma dor de cabeça que me atrapalhou muito na obtenção do resultado esperado”, relembra Bretas.
A saga do atual campeão brasileiro e do Brasil Enduro Series (BES) no Enduro World Series começou no fim de março em Corral, no Chile, e no fim de semana seguinte em Cerro Catedral, na Argentina, quando Bretas ficou em 46º lugar em ambas etapas. Enquanto na disputa de Wicklow (Irlanda), em maio, Bretas foi o 48º lugar, em La Thuile o piloto conclui na 86ª colocação. Whistler, no Canadá, logo em seguida, e Valberg-Guillaumes (França) e Finale Ligure (Itália), em setembro e outubro, encerram a edição de 2016 do EWS.